Aveiro: "Assinalamos a adesão de Portugal a um Projeto estruturante para o futuro da Europa” - Secretário de Estado da Transição Digital.

2021-05-27 07:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro terá lugar especial no Hub Nacional do projeto europeu GAIA-X dedicado ao armazenamento de dados.

A iniciativa resulta da colaboração entre o Governo português, Gaia-X e TICE.PT, esta última é a entidade responsável pela dinamização e operacionalização do hub aberto a empresas que desenvolvem atividade na área dos dados e da cloud.

Concebido para estabelecer uma base transeuropeia para uma utilização de dados segura, aberta e soberana, o Gaia-X é um projeto nascido na Europa, para a Europa, que tem como objetivo a criação de uma infraestrutura europeia de dados, baseada em valores europeus e apoiada pela Comissão Europeia.

Em Portugal, o Gaia-X surge com o apoio da Secretaria de Estado para a Transição Digital, ficando a cargo do TICE.PT a dinamização e operacionalização do hub nacional.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, Presidente do TICE.PT “a criação do hub português do Gaia-X vai permitir às empresas nacionais acederem a uma plataforma de inovação única, fomentando a sua competitividade e a prosperidade europeia".

"É uma oportunidade para as empresas nacionais, com atividade na área dos dados e da cloud, ajudarem a construir o futuro dos dados no continente europeu e posicionarem-se como líderes na transformação digital”.

O Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, salientou que “o projeto Gaia-X vem responder a alguns dos desafios da EU, no seu caminho de transição para um modelo de economia e sociedade mais digitais, corporizando e materializando os princípios orientadores do nosso Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal.”

Reforçando que “hoje, celebramos a adesão de Portugal, que se torna assim um dos países fundadores de um Projeto estruturante para o futuro da Europa” (com áudio).

Os hubs Gaia-X europeus trabalham em rede no âmbito da Comunidade Gaia-X, tendo como missão agregar o maior número de empresas e impulsionar a posição de liderança da União Europeia na economia dos dados e da cloud.

O ilhavense que é Diretor-geral de Informática da Comissão Europeia assegura que a UE se prepara para investir no armazenamento de dados.

Mário Campolargo esteve, à distância, no lançamento do Hub Nacional GAIA-X, empreendimento dedicado a essa gestão.

Para impulsionar a posição de liderança da União Europeia na economia dos dados e da cloud é necessário criar uma infraestrutura de dados e cloud aberta, segura e confiável.

Mário Campolargo diz que o trabalho está em marcha e este projeto é importante nesse sentido (com áudio)

O TICE.PT, dinamizador do hub português, estará encarregue de dar suporte no desenvolvimento de use cases e, no âmbito dos princípios orientadores e standards do Gaia-X, garantir apoio aos stakeholders locais, contribuindo para escalar a rede europeia.

Aveiro assistiu à assinatura do acordo para o lançamento da iniciativa e o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, destacou a tradição da região na investigação em torno das comunicações (com áudio)

A apresentação pública do projeto contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Gaia-X, Hubert Tardieu, do Diretor-geral da Direção-Geral de Informática (DIGIT) da Comissão Europeia, Mário Campolargo, do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, e do Presidente do TICE.PT, Manuel Ramalho Eanes.

Também estiveram presentes os representantes das primeiras empresas a aderir ao hub português do Gaia-X, João Paulo Cabecinha da Glintt, Paulo Calçada da Associação Porto Digital, Nelson Ferreira da Bosch e Teresa Oliveira da SONAE, que deram o seu testemunho sobre a importância do projeto para a construção de um futuro comum europeu.

A nível europeu, o Gaia-X conta já com a aliança de empresas e organizações com mais de 500 participantes de cerca de 350 empresas e organizações.

Destas organizações, três em quatro são empresas privadas de diversos setores, com as PME a serem responsáveis por um peso de 50% do total. Este é um projeto europeu e global e tem como objetivo estabelecer espaços e ecossistemas de dados em vários domínios na Europa.

Enquadrada na Estratégia Europeia de Dados, a colaboração entre o Gaia-X e a Comissão Europeia destina-se a identificar sinergias entre o Gaia-X e iniciativas e programas como a European Cloud Federation, CEF 2 e a Digital Europe.