Aveiro: COTEC Innovation Summit 2022 debate futuro da economia.

2022-06-28 07:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A COTEC Innovation Summit 2022 junta, em Aveiro, esta terça e na quarta, dias 28 e 29 de Junho, líderes empresariais, empreendedores, entidades do sistema científico e tecnológico e decisores políticos para partilharem experiências sobre a vanguarda da inovação tecnológica e a sua tradução em produtividade, valor e competitividade.

Organizado em torno de quatro temas - Industrialização, Sustentabilidade, Conhecimento e Competitividade - o programa inclui, no primeiro dia, a intervenção de oradores e empresas sobre temas como a internet industrial assente em segurança by design, a integração end-to-end dos sistemas de produção, as vantagens do design para a circularidade e o caminho para a neutralidade ambiental.

No segundo dia, é possível conhecer os clusters tecnológicos emergentes que estão a ganhar peso e poder exportador na economia global, empresas que estão a especializar-se através da inovação modular e da arquitectura em plataforma, as interfaces de acesso ao conhecimento e sua aplicação à inovação, e a revolução em curso que irá mudar radicalmente as infraestruturas logísticas e de transporte nacionais.

A ‘Fábrica do Futuro’; Empresas na vanguarda da aplicação da sustentabilidade como princípio de negócio e vantagem competitiva; Revolução das infraestruturas logísticas e de transporte nacionais; Especialização através da inovação modular e de plataformas de produto e sistemas de acesso ao conhecimento científico e tecnológico ao dispor das empresas são os pilares do encontro.

Abertura às 9h15 com presenças de José Ribau Esteves (Presidente da Câmara de Aveiro) e António Rios de Amorim (Presidente da Direcção da COTEC Portugal) seguindo-se painéis temáticos.

Jorge Portugal, diretor geral da Cotec Portugal, define como importante este encontro que analisa o contexto internacional e as dificuldades sentidas nas cadeias de abastecimento (com áudio)