Aveiro: Congresso de turismo anuncia debate sobre "tolerância e sustentabilidade".

2020-03-03 07:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A cidade de Aveiro vai receber o 46.º Congresso Nacional da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo), de 11 a 15 de novembro de 2020 e o tema do congresso, revelado esta segunda em Lisboa, na apresentação do evento, é “Turismo: A Modernidade de um Mundo Antigo”.

Esta é a terceira vez que a cidade de Aveiro, uma das mais emblemáticas do Centro de Portugal, acolhe o congresso da APAVT, depois de edições em 1986 e em 2016.

A apresentação do congresso, em cerimónia no Museu da Cerveja, em Lisboa, contou com as presenças de Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Na ocasião, Pedro Costa Ferreira sublinhou o facto de o congresso regressar a Aveiro apenas quatro anos depois de ter sido realizado nesta cidade.

“Não há memória de termos regressado a uma cidade para realizarmos mais um congresso em tão pouco espaço de tempo, e há naturalmente razões para isso”, disse.

O presidente da APAVT destacou a importância do tema escolhido para esta edição.

“Temos estado nos nossos congressos a introduzir os temas que, ano após ano, têm preenchido a agenda do turismo no nosso País. Ou muito me engano, ou assim continuará a ser no congresso deste ano, em Aveiro, onde abordaremos o tema ‘O Turismo, a Modernidade de um Mundo Antigo’".

"Definitivamente, é altura para chamarmos a atenção para a necessidade de lutarmos todos pela modernidade. O Turismo não gosta de intolerância, não gosta de barreiras à circulação, não gosta de fronteiras fechadas, gosta de tolerância, de proximidade entre os povos, de solidariedade e de alegria de viver em conjunto. De tudo isto, falaremos em Aveiro, num congresso em que abordaremos igualmente os temas da sustentabilidade”, frisou.

Pedro Machado pautou a sua intervenção enaltecendo a importância da realização do Congresso da APAVT na região Centro de Portugal. “Este é um grande evento que aproxima os agentes de viagens e todos os stakeholders responsáveis pela maior parte da operação turística em Portugal e que vem ao encontro da nossa aposta reforçada na estratégia de posicionar o Centro de Portugal como destino de captação de conferências e congressos, nacionais e internacionais. Por ser em novembro, e por ter quatro dias de realização, este é um evento que vai combater a sazonalidade e fazer aumentar a estada média. Desta forma, é um contributo muito forte para a economia local, uma vez que esgota praticamente o alojamento disponível”, sustentou.

“Acreditamos que os congressos, à semelhança de outros grandes eventos, são um elemento decisivo para podermos aumentar a competitividade e a atratividade da região Centro. Aveiro tem este ano dois ou três eventos de grande monta, como a Maratona da Europa, o Festival dos Canais, o Congresso da APAVT, a que se junta o Rally de Portugal e a Vuelta a Espanha no Centro de Portugal. Queremos ser cada vez mais um destino que recebe e acolhe grandes eventos, que traduzem a disponibilidade da região para ser cada vez mais competitiva”, acrescentou.

Para José Ribau Esteves, que em novembro será o anfitrião do congresso, “o Congresso da APAVT em Aveiro será mais um impulso na nossa economia e em especial no conhecimento e na promoção do destino turístico de Aveiro, cidade, município e região”.

“A realização do congresso em Aveiro é de extrema importância, pois capitaliza a aposta que a Câmara Municipal de Aveiro tem vindo a fazer na área do turismo, atraindo mais investimento e mais conhecimento, num trabalho de parceria com as empresas do setor, com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e, de uma forma muito especial, com a Turismo Centro de Portugal”, afirma.

“Saudamos e agradecemos publicamente a escolha da APAVT, assumindo o compromisso de uma organização de excelência com muitas notícias e surpresas”, diz ainda o autarca.

Ribau destaca a promoção como peça chave nesta iniciativa (com áudio)