Aveiro: Câmara de Comércio e Indústria lança projeto de apoio ao empreendedorismo.

2023-03-13 11:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e a Universidade de Aveiro deu inicio ao projeto INOV@IERA - Inovação no apoio ao empreendedorismo na Região de Aveiro.

Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Centro 2020 e Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu.

“O INOV@IERA foi criado para reforçar o apoio prestado aos empreendedores da Região de Aveiro, apostando numa abordagem inovadora, não só ao nível da sensibilização e capacitação, mas também através da cooperação com empresas recém-criadas e já existentes, contribuindo para a sua adaptação à mudança,” refere Fernando Paiva de Castro, Presidente da AIDA CCI.

As áreas de intervenção vão permitir dar uma maior visibilidade e um papel mais ativo à ligação entre os diversos setores, para efeito de desenvolvimento de atividades capazes de envolver e beneficiar a comunidade local e a Região.

O projeto vai promover o empreendedorismo qualificado e criativo nos 11 municípios que integram o âmbito territorial coberto pela CIRA, mediante a dinamização pelo consórcio promotor, em articulação com entidades regionais de diversas esferas, como Instituições de Ensino Superior, Parque de Ciência e Inovação de Aveiro, incubadoras, associação industrial, contando com várias ações alocadas às atividades que estruturam os cinco eixos de intervenção do projeto (Empreender, Conectar, Inovar, Comunicar e Gerir).

A AIDA CCI encontra-se a dinamizar o Eixo Conectar, cujo propósito é promover a ligação com a sociedade com especial enfoque com o tecido empresarial e os empreendedores.

O INOV@IERA vai “estimular e facilitar a criação, experimentação e concretização de soluções inovadoras e mais eficazes, eficientes e sustentáveis” ao mesmo tempo que fomenta a ligação entre o tecido empresarial e os empreendedores com a perspetiva de criação e transferência de conhecimento vantajosa para todos os envolvidos.