Aveiro: Agenda mobilizadora para a climatização assegura que está com trabalho adiantado.

2024-03-13 14:22

Categoria: 

Concelho: 

A agenda ILLIANCE, liderada pela Bosch, já contratou 160 colaboradores, representando cerca de 66% dos novos postos de trabalho altamente qualificados previstos alcançar até ao final de 2025.

Metas cumpridas e anunciadas pela plataforma que agrupa 29 entidades, das quais 17 são empresas, 9 entidades não empresariais do sistema de Investigação e Inovação, dois Clusters e uma associação.

Trata-se de uma aposta nas agendas mobilizadoras para a inovação empresarial, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e que visa endereçar o objetivo da neutralidade carbónica associada ao setor dos edifícios, por meio de uma abordagem que se baseia no desenvolvimento de tecnologias complementares associadas a três pilares fundamentais: saúde, conforto e sustentabilidade.

O futuro da climatização e a transição energética são o foco desta agenda que perspetiva o lançamento de 85 novos produtos que se prevê virem a ter mais de 246 milhões em vendas (no ano cruzeiro 2025), essencialmente para mercados externos.

Para atingir estes resultados, o conjunto dos seus parceiros já contrataram 160 colaboradores, representando cerca de 66% dos novos postos de trabalho altamente qualificados previstos alcançar até 2025. Com as atividades desenvolvidas pelos seus parceiros, até ao final de 2023 a Agenda ILLIANCE atingiu uma execução técnica global superior a 35% do previsto.

Além desta percentagem de execução técnica, é importante referir, que alguns dos produtos e equipamentos previstos já se encontram no mercado ou em fase de conclusão e de testes das amostras para validação.

Em relação a outros produtos já estão concluídos estudos iniciais e alguns protótipos já estão em fase avançada de desenvolvimento.

A Agenda ILLIANCE tem previsto um investimento elegível de cerca de 116 milhões de euros até dezembro do ano 2025, onde quase 50% do investimento total é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Bombas de calor, equipamentos de combustão com Hidrogénio, e um conjunto de dinâmicas inovadoras e inteligentes para melhorar a eficiência energética das habitações são faces do trabalho.

Os investimentos produtivos já realizados por alguns parceiros da Agenda ILLIANCE já estão instalados e a funcionar permitindo desde já poupanças energéticas elevadas na produção dos produtos. Nelson Ferreira, responsável internacional Indústria 4.0 na Bosch Termotecnologia em Aveiro, entidade líder da Agenda ILLIANCE, salientou que “Os resultados atingidos até ao momento, mostram que a aposta estratégica nos copromotores e na ideia original da Agenda ILLIANCE é uma aposta ganha: Estamos a alcançar os objetivos, muito ambiciosos, ao nível da utilização de energias renováveis nos processos industriais, bem como no desenvolvimento e inovação em novos e avançados processos industriais e produtos preparados para o futuro. Apesar de toda a incerteza social, política e até energética a nível mundial, continuamos empenhados em dar continuidade aos investimentos propostos no âmbito da agenda que acreditamos ter um impacto relevante para a economia nacional”.