Aveiro acolhe a conferência “A Economia Portuguesa e a Indústria 4.0: O Cluster do Mar”.

2018-02-20 11:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Aveiro acolhe, esta quarta, no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro, a conferência “A Economia Portuguesa e a Indústria 4.0: O Cluster do Mar”.

O fórum, a partir das 14h30, aborda questões como os projetos de inovação para o Mar, as implicações económicas e empresariais da digitalização da Economia do Mar e o financiamento e investimento na Economia do Mar.

«Projetos de Inovação para o Mar», «Implicações económicas e empresariais da digitalização da economia do Mar» e «As Empresas e a Indústria 4.0» são os temas associados ao debate sobre o Cluster do Mar.

Dividido em três partes, o programa terá a sessão de abertura a cargo de José Ribau Esteves, Presidente da CMA, e de Rui Azevedo, secretário-geral do Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar.

Organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Aveiro, o grupo editorial Vida Económica, Fórum Oceano e o INESC TEC a iniciativa contará igualmente com a realização de uma Mesa Redonda subordinada ao tema ‘As Empresas e a Indústria 4.0’ e com a apresentação dos Vencedores dos Prémios de Empreendedorismo ‘Splash by Mermaid’ e ‘Born From Knowledge’ (BfK award).

No 1.º painel, Carlos Pinho, investigador do INESC TEC irá apresentar vários projetos na área da investigação que têm sido desenvolvidos com o foco na economia do mar; e Miguel Marques, da consultora PricewaterhouseCoopers (PwC), tomará a palavra para abordar os impactos que a economia digital tem tido e virá a ter na economia e nas empresas nacionais.

O 2.º painel irá constituir uma mesa redonda composta por convidados de um conjunto diferente de entidades (Guilhermina Rego, da APDL; Vitor Figueiredo, da WestSea; Pedro Jorge, do Grupo FRIP; Rui Costa, do Pólo de Competitividade das TICE; Pedro Machado, do Turismo da Região Centro; e António Gameiro Marques, do Gabinete Nacional de Segurança) para a discussão de vários assuntos associados ao Mar e à economia do Mar, desde a administração portuária, construção naval, indústria de pescado, turismo e segurança.

Por fim, uma terceira parte da conferência será composta pela cerimónia de atribuição de dois prémios de competitividade e inovação, cuja atribuição é responsabilidade do fundo de investimento Mermaid Investments e da Agência Nacional de Inovação (ANI): os prémios «Splash by Mermaid» e «Born from Knowledge», respetivamente.