Aveirenses gostam de jogos online mas "dispensam" telefone fixo e televisão.

2018-11-08 08:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os habitantes do distrito de Aveiro são quem mais joga online, dos que mais dispensam o telefone fixo e a televisão no sentido mais clássico.

A estatística é fornecida pela plataforma ComparaJá.pt que baseou a análise nas últimas 30.000 simulações no comparador gratuito de pacotes de telecomunicações do ComparaJá.pt.

Os habitantes do distrito de Aveiro são dos que mais utilizam internet para jogar videojogos online, sendo apenas ultrapassados pelos habitantes da Guarda, encontrando-se a par com o distrito de Faro.

Os aveirenses destacam-se, ainda, por serem dos que mais afirmam utilizar a internet para streaming de música.

Outro dos dados é o recurso ao telefone fixo com cada vez menos peso nas comunicações.

Embora esteja incluído na grande maioria dos pacotes contratualizados, regra geral com um elevado número de minutos gratuitos incluídos no plafond para chamadas nacionais e internacionais, 55% dos consumidores portugueses admite não utilizar o telefone fixo.

Em Aveiro, 51,5% dos utilizadores que usaram o simulador desta plataforma, afirmam não utilizar este meio.

As chamadas nacionais são a utilização mais comum (34%), sendo que apenas 11 em cada 100 consumidores nacionais fazem uso do telefone fixo para comunicações internacionais.

Este portal independente, que para além de pacotes de telecomunicações também permite simular vários produtos bancários, nomeadamente crédito habitação, revela pela primeira vez quais as diferenças, em termos proporcionais, nas preferências em relação aos serviços de telecomunicações nos diferentes distritos.

Aveiro surge em destaque em vários parâmetros e os fãs de jogos online estão, no distrito, acima da média nacional.

No que à utilização da internet diz respeito, conclui-se que é em Setúbal (83,6%) e Faro (83,8%) que a finalidade de “Navegação e Redes Sociais” apresenta uma preponderância mais reduzida. Estes números contrastam com Portalegre (96,1%), o distrito em que esta finalidade assume maior predominância.

Por sua vez, é nas regiões de Vila Real (9,8%) e Setúbal (9,2%) que o uso da internet para “Streaming de Filmes e Séries” mais se evidencia. Desta feita, é em Portalegre (2,5%) que este tipo de utilização menos se destaca.

Já Guarda (7,7%), Aveiro (7,2%), Faro (7,2%) e Porto (7%) são os distritos em que existe um maior número de consumidores que afirma utilizar a internet para “Jogar Online”. Por outro lado, voltam a ser os portalegrenses os que menos se evidenciam (1,4%) neste tipo de utilização.

A finalidade menos preferida dos portugueses é o “Streaming de Música”, existindo vários distritos com valores próximos de 0%. É em Beja (2,4%), Faro (1,6%) e Aveiro (1,4%) que este serviço tem mais adeptos.

A Televisão, apesar de tervindo a perder relevância para a Internet, continua a ser um dos serviços mais valorizados pelos portugueses: 42% consideram este serviço “Importante” e 11% como “Muito Importante” na escolha do seu pacote de telecomunicações.

Conforme os dados do ComparaJá.pt, no distrito de Aveiro a importância dada a ter Televisão é das menores do país, encontrando-se em 3º lugar a nível nacional.

Olhando às preferências por região, verifica-se que são os madeirenses quem menos valoriza a TV (29% considera “Irrelevante” ter televisão em casa).

Os portalegrenses voltam a diferenciar-se com apenas 8% a considerar o serviço “Irrelevante” e 83% a considerar “Importante”.

É nos Açores que, proporcionalmente, mais consumidores afirmam que o serviço de Televisão é “Muito Importante” (22%) na escolha do seu pacote de telecomunicações.

A plataforma ComparaJá.pt promove a cada ano os “Prémios de Telecomunicações”, iniciativa que visa confrontar as características dos pacotes de telecomunicações face ao seu custo, de forma a apurar a oferta mais competitiva. A MEO foi a operadora que arrecadou mais distinções na edição deste ano, cujos resultados são agora revelados.

A operadora da Altice recebeu os prémios de “Pacote 3P mais Competitivo”, “Pacote 5P mais Competitivo”, “Melhor Pacote para Desporto” e “Melhor Pacote para Crianças”.

A NOWO foi distinguida com os prémios de “Pacote 4P mais competitivo” e a NOS recebeu o prémio de “Melhor Pacote para Filmes e Séries”.

No seguimento da iniciativa, José Figueiredo, sublinha que “foram notadas várias evoluções nos pacotes de telecomunicações neste último ano. No geral, pode-se afirmar que os consumidores podem agora aceder a pacotes mais completos, em particular no que à velocidade da internet fixa e aos dados móveis diz respeito, por um preço inclusivamente um pouco mais reduzido do que em 2017”.

“Por exemplo, em 2017, o pacote 3P “Total 100” da MEO, com velocidade de internet de 100 Mbps e com 200 canais, apresentava uma mensalidade de 44,99 euros. Atualmente, a operadora oferece o pacote 3P “TV+NET+VOZ 200”, com internet com velocidade de 200 Mbps e com 200 canais, por apenas 40,49 euros”, avança o responsável.

“Já no caso da NOS, a título exemplificativo, as características do pacote “NOS 3 - UMA TV” foram mantidas - Internet com velocidade de 200 Mbps e 177 canais -, no entanto, em 2017 a mensalidade era de 44,99 euros enquanto atualmente é de 42,99 euros”, acrescenta José Figueiredo.

O porta-voz do ComparaJá.pt conclui que, analisando a evolução das ofertas, “se pode antecipar que os pacotes com 1GB de velocidade na internet fixa se tornarão o padrão do mercado muito em breve, o que confirmará Portugal como um dos países europeus com melhor rede de ligação à internet”.