Associação Rota da Bairrada vai liderar processo de certificação do leitão da Bairrada. (notícia actualizada às 16h02)

2020-10-23 16:03

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Associação Rota da Bairrada e a Comissão Vitivinícola da Bairrada garantem apoios para chegar à certificação do leitão da Bairrada.

Trata-se de uma aposta que segue em linha do que foi feito com vinhos e espumantes como forma de proteção contra tentativas de adulteração por parte de alguns agentes económicos.

“Com a valorização e proteção de autenticidade ganha o produto, ganha toda a fileira produtiva, ganha o território e ganham os consumidores”.

Para as associações e agentes envolvidos conseguir que o ‘Leitão da Bairrada’ se assuma como um produto qualificado e, consequentemente, possa envergar uma proteção que a autoridade comunitária lhe vier a conferir “é um passo de extrema importância para toda a região, aportando enormes mais-valias económicas, sociais e culturais para a marca coletiva que é a Bairrada”.

Na qualificação do ‘Leitão da Bairrada’, em discussão há dois anos, participam a Associação Rota da Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, representantes dos Municípios da região, a Turismo do Centro de Portugal, um conjunto de agentes económicos da fileira do Leitão da Bairrada, mas também a Associação Portuguesa dos Ovos Moles de Aveiro, contratada para assessorar no processo, atendendo à atendendo à sua experiência na certificação dos ‘Ovos Moles de Aveiro’ e no ‘Pão-de-Ló de Ovar’.

Um grupo de trabalho polivalente e especializado nas valências necessárias, reunido com o objetivo de apoiar na caracterização física e na definição do modo de produção desta tradicional iguaria, concluiu que a criação de mais uma Associação não seria uma mais-valia.

Decidiu que seria a Associação Rota da Bairrada a liderar o processo, tendo sido necessária alteração aos seus estatutos, que, depois de efetuada, permite agora que se assuma como a entidade qualificadora do ‘Leitão da Bairrada’.

Tendo como propósito a integração e o contributo de todos os agentes económicos no processo de criação de uma Indicação Geográfica Protegida (IGP) para o ‘Leitão da Bairrada’, a Associação Rota da Bairrada convida todos os agentes económicos desta fileira a associarem-se à mesma.

Na agenda está já a Assembleia Geral que se vai realizar na terça-feira, dia 10 de Novembro de 2020, às 15h00, no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, e cujo objetivo é definir e aprovar o nome do produto, a área geográfica para a criação e produção, as características físico-químicas do leitão (carcaça), o modo de confeção, entre outras questões que possam ser levantadas.

Terão direito a voto os agentes económicos que fizerem parte desta Associação como sócios.

No enquadramento do Centro2020, a ARB e a CVB conseguiram obter um primeiro apoio financeiro junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

 

(com áudio - Jorge Sampaio)