Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel teme "estagnação" na indústria.

2019-01-23 15:00

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ganhar quotas de mercado, garantir mão de obra qualificada e preparar o setor para mudanças aceleradas são desafios do setor automóvel para os próximos anos.

A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) está reunida em Ílhavo no 9.º Encontro da Indústria Automóvel.

Jornada de trabalho na Vista Alegre subordinada ao tema "Crescimento na Mudança".

Com a indústria automóvel a manter recordes de crescimento nos últimos anos, quer em termos de exportações, criação de emprego e volume de negócios, a AFIA alerta para a pressão que o setor sente e para os desafios que surgirão no futuro.

Neste momento já nota estagnação e algumas “incertezas quanto ao futuro”.

Tomás Moreira, presidente da AFIA, realça a importância de refletir o tema uma vez que há arrefecimento na venda de carros e muitas dúvidas sobre o futuro da mobilidade (com áudio)

A região de Aveiro conta com diversas empresas de destaque na indústria automóvel, nomeadamente fornecedores de componentes, como a Renault, em Cacia, Moldes e Têxtil (Aveiro Norte).

Relevo ainda para a atividade da Toyota, em Ovar, na montagem de veículos, e das fundições de multinacionais, como a Sakthi (Águeda) e Eurocast (Estarreja).

Existem cerca de 220 empresas ligadas a este setor atualmente em Portugal, empregando mais de 47 mil pessoas.

Luis Castro Henriques, da AICEP, fala em desafios e oportunidades. Realça a energia, a conetividade e a autonomia. E tudo ligado a novos sistemas em que as comunicações exigem respostas ao nível do sofware (com áudio)

O último painel do dia será dedicado aos Factores competitivos da Indústria Portuguesa com intervenções de Tiago Caiado Guerreiro da CIP e Isabel Furtado da TMG.

A encerrar este 9º Encontro da Indústria Automóvel estará o Secretário de Estado da Economia, José Correia Neves, admitindo-se como possível a visita do Ministro da Economia.