Alunos da EFTA premiados em Itália.

2015-10-22 10:50

Categoria: 

Concelho: 

Alunos da Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro foram distinguidos na 28ª edição do Concurso Anual da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo. Para Aveiro vieram medalhas de prata, na categoria de Front Office e bronze, na categoria de Nouvelle Cuisine. A medalha de prata foi conquistada pela aluna Ana Luísa e a de bronze pelo aluno Afonso Leitão.

A Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo pretende, desta forma, estimular o contacto entre escolas e o estreitar de relações entre os vários participantes provenientes de diferentes partes da Europa, ao mesmo tempo que proporciona aos jovens uma oportunidade única de experienciar todo um ambiente de aprendizagem profissional. Um certame onde os participantes exibem as suas habilidades e, muitos deles, começam a delinear as suas metas profissionais.

Manuel Torrão, diretor da EFTA, considera que “os prémios são um estímulo para os jovens estudantes e, por outro lado, são reveladores da qualidade do ensino ministrado na escola que dirige.” Recorda que neste concurso estão representadas as melhores escolas europeias de hotelaria pelo que “conquistar 2 medalhas é motivo de orgulho para a Escola e para a Cidade de Aveiro.”

Com estas duas medalhas a EFTA soma já 5, tendo participado nas últimas 6 edições do concurso. Para além do “imenso orgulho” pela conquista dos prémios, “é com muita alegria que a Escola recebe estes alunos e os incentiva, assim como a todos os estudantes da Escola, a continuarem com a sua ótima prestação, ora não fossem aplicados os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser (Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, 2005).”

“Sentir a honra por ter sido escolhido pela Escola, já me fez sentir um vencedor”, confessou Afonso Leitão, aluno que venceu a medalha de bronze, na categoria de Nouvelle Cuisine. O sentimento de reconhecimento é vivido por ambos os alunos que estão “felizes por trazerem os dois prémios”para Aveiro. Ana Luísa, medalha de prata na categoria de Front Office diz que esta “é, certamente, uma experiência para repetir”. “Não obstante estarmos perante um ambiente em que se respira competição, foram dias muito estimulantes e, em termos pessoais, muito gratificantes e enriquecedores”, referem os jovens estudantes. Para Afonso Leitão este concurso promove “uma abertura a novas oportunidades e a EFTA proporciona este tipo de desafios.”

A 28ª edição do Concurso Anual da AEHT decorreu em Itália, na região da Cérvia, entre os dias 5 e 10 de Outubro. Segundo dados da organização participaram 130 escolas, em representação de 35 países, num total de 11 competições.

No próximo ano o certame terá lugar em Londres.