Altice Labs celebra aniversário com divulgação de "Inovação de Portugal para o Mundo". (noticia atualizada às 18h10)

2023-06-01 14:15

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal disse hoje, em Aveiro, que a passagem da PT Inovação "para este projecto" da Altice Labs “foi uma aposta ganha”.

Desde que o Grupo Altice comprou a Portugal Telecom, há oito anos, o projecto segue “imparável”.

“Não foi só uma mudança de nome. Multiplicámos por 8 o número de negócios da Altice e 85 por cento da produção é para exportação”, disse, vincando que “tudo foi um sucesso”.

“É um activo estratégico para nós e por isso o mantemos no país. A inovação é uma alavanca de crescimento e daí tiramos vantagens competitivas importantes. Há projectos inovadores em curso. É uma empresa que aposta na inovação com 80 milhões de euros investidos, por ano, em investigação. Queremos chegar às 100 patentes até 2030”, referiu.

A Altice Labs celebra 7 anos e faz balanço ao trajeto desenvolvido a partir de Aveiro.

A data ficou marcada pela primeira demonstração, em Portugal, da tecnologia 25G-PON ligada à rede pública, uma rede de alto débito que irá exponenciar aplicações industriais e empresariais.

Este ano, o tema do encontro da Altice Labs foi "Inovação de Portugal para o Mundo".

O futuro das comunicações por satélite, a tecnologia que vai revolucionar o ensino da medicina e os contributos de novas aplicações, baseadas em 5G e em Inteligência Artificial, para tornar casas e cidades mais funcionais estiveram destaque no evento que juntou Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, Co-CEO do Grupo Altice, Alcino Lavrador, Diretor Geral da Altice Labs, José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e Fernando Araújo, Presidente do SNS.

Este 7º aniversário contou ainda com a presença de Lloyd Felton, CEO da operadora britânica e cliente da Altice Labs, County Broadband, que testemunhou a importância e o papel da aplicação da tecnologia e inovação portuguesas além-fronteiras.

“Embaixadora da engenharia portuguesa no mundo”, nas palavras de Ana Figueiredo, a Altice Labs, exporta produtos e soluções para mais de 60 países, chegando às casas de mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

“A tecnologia da Altice Labs está hoje em todo o mundo, de Nova Iorque a Paris, passando por geografias tão distintas como a Índia, o Quénia e a Austrália. Colocámos Portugal no mapa das infraestruturas mundiais”.

Sob o mote ‘De Portugal para o Mundo’, Ana Figueiredo destacou ainda um caminho feito de inovação cujo crescente reconhecimento internacional é distinguido através das 22 inovações do Radar de Inovação da Comissão Europeia e as cerca de 20 patentes internacionais conquistadas nos últimos 4 anos. Cumprindo o que é já uma tradição, o aniversário do Altice Labs ficou marcado pelo momento em que o grupo levantou o véu e antecipou algumas das tendências do futuro da tecnologia, aplicada a diversos setores, das comunicações à educação, da saúde à indústria.

O 7º aniversário da Altice Labs foi assim celebrado com a apresentação de protótipos e demonstrações, com o lançamento de produtos e serviços e com a revelação de projetos de destaque nacional e internacional e que marcam o futuro da inovação nacional.

A Altice protagonizou a primeira demonstração real, realizada no nosso País, da tecnologia 25G-PON ligada à rede pública.

Mais do que duplicando os 10Gbps que atualmente chegam à rede de fibra ótica, a nova rede de alto débito permite exponenciar aplicações industriais e empresariais em casos em que, por exemplo, a atividade envolva processos de sincronização em tempo real ou grandes débitos de vídeo e dados.

Num mundo em que o conforto, a segurança e a qualidade de vida dos clientes depende cada vez mais de soluções tecnológicas, o centro de inovação demonstrou ainda que a banda ultra-larga pode ter um importante papel na vida das pessoas, eixo central da estratégia da Altice Portugal.

Através da solução Connected Home, sistema baseado numa aplicação móvel multiplataforma, passa a ser possível controlar toda a tecnologia de uma casa, tornando-a mais inteligente e sustentável.

Outro dos destaque foi a área da Realidade Virtual no Ensino da Medicina.

Nesta demonstração, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foi utilizada uma tecnologia emergente que está a ser implementada no ensino médico pré-graduado daquela Faculdade.

Na prática, trata-se de uma nova forma de ensinar os futuros médicos, colocando-os num cenário simulado/imersivo, através do uso de óculos de realidade virtual, antes de serem chamados a intervenções cirúrgicas em doentes reais.

O evento de aniversário da Altice Labs foi o palco escolhido para a apresentação daquele que é o maior prémio monetário atualmente atribuído no País na área da inovação tecnológica.

Naquela que é já a sétima edição do prémio AIIA, a Altice volta a promover e a reconhecer, em 2023, o empreendedorismo e o talento no setor da tecnologia, da inovação e da sustentabilidade.