Alta velocidade confirmada na estação central de Aveiro.

2022-09-29 09:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O troço entre o Porto e Soure será o primeiro da futura Linha de Alta Velocidade na ligação entre Porto e Lisboa.

Aveiro vai manter a sua estação central como ponto de paragem dos comboios de alta velocidade e a obra deverá estar concluída até 2028 reduzindo os tempos de ligação entre as cidades do Norte do país.

O troço entre Soure e o Carregado deverá estar pronto dois anos depois, até 2030, e com o último troço, entre Carregado e Lisboa, a viagem entre porto e Lisboa fica reduzida a 1h19.

Atualmente, uma viagem entre Porto e Lisboa, com três paragens, demora 2h49.

A apresentação do cronograma aconteceu, ontem, na cidade do Porto com as presenças do Primeiro-Ministro e do Ministro das Infraestruturas.

Os administradores da Infraestruturas de Portugal destacaram a compatibilidade com a Linha do Norte e outras vias ferroviárias para dizer que a alta velocidade é mais do que a ligação entre Porto e Lisboa.

Carlos Fernandes, da IP, explica que no caso de Aveiro o trabalho será menos exigente uma vez que a atual estação vai funcionar como interface (com áudio)

Os comboios de passageiros irão usar a nova linha para ganharem tempo e recorrer à atual Linha do Norte quando precisarem de parar em cidades, como é o caso de Aveiro, Coimbra e Leiria.

O troço entre Porto e Oiã (Aveiro) está orçado em 1,65 mil milhões de euros.

A Fase 1 deverá ter a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) concluída em 2023 para lançamento do concurso em 2024 e arranque da elaboração do projecto e execução da obra entre 2025 e 2028.

Assim, em 2028, com a concretização da primeira fase, os passageiros poderão beneficiar de uma redução de 40 minutos na sua viagem entre Porto e Lisboa.