Albergaria: Setor agroflorestal debate futuro das Áreas Florestais Agrupadas.

2022-11-23 07:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação florestal do Baixo Vouga promove a sessão informativa “O Ordenamento e Gestão do território na prevenção de incêndios rurais”.

Evento agendado para esta quarta, dia 23 de novembro, pelas 18h15, no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha.

O setor diz que múltiplos planos, instrumentos de planeamento e políticas setoriais que se sobrepõem no território, “ainda não resultaram na implementação, no terreno, dos modelos teóricos e conceptuais universalmente aceites por todos”.

Adicionalmente, nas últimas décadas, as políticas públicas tem procurado levar organização ao território através de Organizações de Produtores, Zonas de Intervenção Florestal ou, mais recentemente, de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem.

No terreno, os produtores têm evidenciado uma enorme resistência ao abandono e têm procurado implementar iniciativas para dinamização do investimento e gestão, como são exemplo as Áreas Florestais Agrupadas, mas ainda sem expressão territorial.

Perceber as necessidades sentidas e procurar implementar medidas que motivem o investimento na valorização do território, a caminho do desejado ordenamento e gestão, são apostas do evento de hoje.

Manuela Raposo Magalhães, Professora Instituto Superior de Agronomia, fala sobre “O papel do Ordenamento do território na prevenção de incêndios Rurais” e depois há mesa redonda sobre “Como conseguir o ordenamento e a gestão do território” com Fátima Reis, Diretora Regional ICNF Centro; António Loureiro, Resp. Florestas Comunidade Intermunicipal Região Aveiro; José Francisco Silva, Presidente Direção AFBV; Victor Henriques, Produtor do Núcleo Gestão Florestal Beco-Salgueiro e a Moderação de Rosário Alves, Diretora Executiva Forestis.

Às 19h40, no encerramento vai estar José Francisco Silva, Presidente Direção AFBV.