AIDA faz balanço positivo a projeto de qualificação de empresas.

2020-12-30 19:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro termina com nota positiva o projeto PME Qualify.

Trata-se de um projeto iniciado a 1 de janeiro de 2018 e que trabalha a formação de gestores para a inovação das empresas.

«Com este projeto acreditamos ter contribuído para o reforço das competências dos colaboradores das empresas, e simultaneamente para o alertar de temas importantes para o crescimento e para a competitividade das mesmas. O feedback que temos recebido tem sido bastante positivo, o que confirma a utilidade deste tipo de projetos», destaca Fernando Paiva de Castro, presidente da AIDA CCI.

O projeto PME Qualify tem como finalidade fomentar a valorização e transferência de conhecimento e tecnologia e a qualificação dos recursos humanos, através de um conjunto de iniciativas que contribuem para o reforço da capacitação empresarial das pequenas e médias empresas.

«A AIDA tem vindo a desenvolver este projeto com o objetivo de sensibilizar as empresas, que englobou o desenvolvimento de competências a começar pelo capital humano, que é essencial e é um dos fatores mais importantes da produção. Face ao desenvolvimento da ciência, há a necessidade de fazer uma qualificação contínua dos nossos quadros», salienta Fernando Paiva de Castro.

«Por outro lado, a concorrência existente impõe que nos motivem e obriguem a ir adotando novos procedimentos, novas práticas, novos processos, assim como ir utilizando novos produtos. A inovação surge quer do lado da oferta, quer do lado da procura. Este é um paradigma que devemos adotar nas nossas atividades», continua o presidente.

Entrevistas aos responsáveis de cinco grandes empresas (Sonae MC, Oli, Grupo Prifer, Prio e BoschTermotecnologia) para aferir as suas necessidades e preferências no momento de seleção dos seus fornecedores deram pistas sobre o futuro.

Os fatores mais valorizados foram a qualidade, a inovação e o preço competitivo.

O projeto implementou simultaneamente um questionário para as PME do distrito de Aveiro mostrarem as suas capacidades de fornecimento, para apurar as suas condições em virem a ser fornecedoras de grandes empresas.

Foram igualmente realizados open days nas cinco grandes empresas participantes, com visitas guiadas para as PME conhecerem estes macro negócios e foi realizado um périplo por 50 PME do distrito de Aveiro, durante o segundo semestre de 2020, para elaborar, a título gratuito, um diagnóstico assistido ao estado de maturidade destas empresas no contexto do tema Indústria 4.0.

“Esta ação permitiu o acesso a um conjunto de guidelines para que possam avançar para níveis mais evoluídos de transformação digital e de melhoria da sua eficiência organizacional”.

A AIDA salienta que, “de uma forma preliminar”, pode considerar-se que grande parte das 50 PME está “confortável com a sua performance digital”.

Contudo, os empresários ainda encaram a digitalização como um processo difícil, mas estão disponíveis para receber diretrizes e complementos de ordem governativa para que se realize, de facto, a transformação digital que fortaleça a indústria nacional, mais especificamente no distrito de Aveiro, rumo à Indústria 4.0.

Esta iniciativa prevê ainda a apresentação de recomendações de acordo com a estratégia das empresas, refletidas num plano de ação onde se estabeleçam as principais orientações de natureza prática.

O projeto PME Qualify teve início a 1 de janeiro de 2018 e termina a 31 de dezembro de 2020. É cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O projeto é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 626.208,74€, dos quais 532.277,43€ são provenientes do FEDER.