AIDA CCI promove debate sobre Pacto Ecológico Europeu.

2020-09-29 07:48

Categoria: 

Concelho: 

A AIDA CCI promove debate sobre o Pacto Ecológico Europeu.

É sob a forma de Webinar que decorre, esta terça, 29 de setembro, a partir das 14h30 via Zoom

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro – debate o “Green Deal”.

O Pacto Ecológico Europeu, lançado pela Comissão Europeia, pretende tornar a economia da União Europeia mais sustentável, com o incentivo à utilização eficiente dos recursos através da transição para uma economia limpa e circular, e a restauração da biodiversidade e a redução da poluição.

A Comissão Europeia preconiza um plano de investimentos necessários e a disponibilização de instrumentos de financiamento.

O principal objetivo é que a transição seja justa e sustentável, com impacto neutro no clima até 2050.

«O “Green Deal” apoia projetos de investigação que incidam na crise climática, o que potencia o fomento de soluções inovadoras e mais sustentáveis para o nosso ambiente», salienta Elisabete Rita, vice-presidente executiva da AIDA CCI.

«Pretendemos dar a conhecer todas as vantagens deste Pacto às nossas empresas do distrito, de forma a incentivar a aplicação de estratégias de sustentabilidade, que beneficiem os negócios e o planeta.»

O Pacto Ecológico Europeu contempla oito domínios de trabalho: o aumento da ambição climática; a obtenção de energia limpa, acessível e segura; a mobilização da indústria para uma economia limpa e circular; tornar ou criar edifícios eficientes em termos de energia e recursos; a mobilidade sustentável e inteligente; a transição para um sistema alimentar justo, saudável e ecológico; a valorização da biodiversidade e ecossistemas; e a redução da poluição.

João Wengorovius Meneses e Alexandra Carvalho são os oradores convidados deste webinar da AIDA CCI, moderado por Sílvia Machado, consultora de Ambiente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

João Wengorovius Meneses é secretário geral do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, e Alexandra Carvalho integra a secretaria geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática, e é diretora do Fundo Ambiental.

A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória no site da AIDA CCI (www.aida.pt).

Este webinar integra o projeto PME Qualify, que visa fomentar a valorização e transferência de conhecimento e tecnologia e a qualificação dos recursos humanos, através de um conjunto de iniciativas que contribuem para o reforço da capacitação empresarial das pequenas e médias empresas.

O projeto PME Qualify teve início a 1 de janeiro de 2018 e termina a 31 de dezembro de 2020. É cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O projeto é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 626.208,74€, dos quais 532.277,43€ são provenientes do FEDER.