Águeda reúne parceiros de projeto que dedica novas tecnologias ao meio rural.

2015-01-14 08:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Águeda recebe, hoje e amanhã, o II Comité de Pilotagem do projeto PARNET-TIC 2, uma parceria no âmbito do Interreg-SUDOE que relaciona as novas tecnologias, o meio ambiente e o emprego em meio rural.

Águeda acolhe desta forma os parceiros da Diputación de A Coruña, Diputación de Almeria, Diputación de Huesca e da Chambre d´Agriculture de Lot et Garonne para jornadas de coordenação e desenvolvimento do projeto. Incluídas no evento estão previstas palestras sobre temas que prevêem a criação de emprego verde no mundo rural e, paralelamente, ações de formação na área rural, incluindo a atividade agrícola.

O evento vai decorrer em dois edifícios, no Espaço Cidade, que se situa no Jardim Conde Sucena, em frente ao Hospital, e na Biblioteca Municipal Manuel Alegre.

No Espaço Cidade está prevista uma apresentação do projeto municipal “Agricultura, Semente de Sustentabilidade” e duas oficinas de trabalho/workshops e na Biblioteca as reuniões de trabalho do próprio projeto e palestras a ele associadas.

O projeto PARNET-TIC 2 enquadra-se na aposta que Águeda tem vindo a fazer de dotar o município com infraestruturas tecnológicas que permitam melhorar a disponibilização de informação incluindo negociações com os prestadores de serviços de telecomunicações para efetivarem uma maior abrangência da rede de forma a eliminar áreas de mais difícil contacto.

A autarquia quer apoiar o empreendedorismo que está a ser realizado pelos seus cidadãos, na área agrícola, florestal, turística, entre outras, em espaço rural, e no conjunto de serviços que lhes estão associados.

Oferece um conjunto de ações e serviços que facilitem as suas tarefas, através de ações formativas, da disponibilidade de canais agregadores e disseminadores de informação e de ferramentas tecnológicas.