Águeda promove na Ásia parque industrial e garante novos investimentos.

2016-05-24 11:48

Categoria: 

Concelho: 

Águeda anuncia novos investimentos no setor das duas rodas. O grupo Asiático Fritz Jou Manufacturing escolheu Águeda para criar nova unidade industrial.

O grupo Asiático Fritz Jou Manufacturing apresentou uma proposta de intenção para a criação de uma nova unidade industrial no Casarão. A empresa prevê a produção de cerca de 35 mil bicicletas na 1ª fase (2016-2018), atingindo às 100 mil unidades numa 2ª fase (2021), prevendo-se ainda um investimento de oito mil milhões de euros (8.000.000,000€).

No passado dia 20 de maio realizou-se, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, uma Assembleia Municipal Extraordinária com o intuito de aprovar o Interesse Público da instalação da empresa Asiática Fritz Jou Manufacturing, no Parque Empresarial do Casarão (PEC-Águeda).

“Ao albergar esta unidade estima-se a criação de 100 postos de trabalho diretos, e muitos outros indiretos, um número bastante significativo no contexto atual do desemprego tanto a nível nacional como local. Para além de ser um investimento com caráter inovador face ao tipo de produto que desenvolve bicicletas de gama média-alta e elétrica, não produzidos em Portugal, incorporando como matérias-primas de fibra de carbono e alumínio, assim como acessórios mecânicos e eletrónicos de alta tecnologia”.

De salientar que esta empresa apresenta-se como um dos maiores montadores asiáticos no setor das duas rodas e tem como parceiros marcas como a Cannondale e a Pinnarello. Este projeto resulta de uma parceria estratégica desta empresa Asiática com a Triangle´s – Cycling Equipments, também ela de uma nova unidade que se encontra já em construção no PEC-Águeda e que irá produzir quadros para bicicletas em alumínio, e que foi alvo de reconhecimento público de interesse municipal.

Atualmente o Parque do Casarão encontra-se quase lotado, estando apenas disponíveis cerca 17% dos lotes, mas com uma área muito reduzida e destinados principalmente para comércio e serviços.

Em meados de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, visitou, juntamente com um grupo de empresários aguedenses que estão a colaborar com o Município, a cidade de Taiwan, na China, com intuito de promover o Parque Empresarial do Casarão a empresas das duas rodas e dias depois surgiram empresas multinacionais interessadas em investir em Águeda.

Na cidade de Taiwan foram realizadas diversas reuniões setoriais entre a Câmara Municipal de Águeda, em conjunto com os representantes das empresas que acompanharam a visita, e com dez empresas locais. Os encontros tiveram como principal finalidade desenvolver parcerias de negócio, especificamente com a Fritz Jou, Shuz Tung, Spinner, Astro, Premetec, Sunrise, FounderlandHeng Yen e Art Colletion.

“Dos contactos efetuados na deslocação à China, e para além das parcerias comerciais privadas que foram realizadas, a convicção é que em breve possam existir novos investimentos de empresas Taiwaneses do setor das duas rodas no nosso país, já que as mesmas se querem aproximar do mercado europeu e consideram Portugal um local estratégico para investir. Águeda poderá assim vir a receber outras multinacionais do setor, uma vez que a vinda da empresa Fritz Jou Manufacturing revelou-se um marco importante e será uma boa influência para que outras avancem”.

Portugal é atualmente o terceiro maior produtor europeu de bicicletas, sendo que fenómenos como os da bicicleta elétrica são vistos como uma aposta de futuro pelos grandes fabricantes mundiais do setor.