Águeda: Feira das Lambarices à sobremesa da Festa do Leitão em Setembro.

2021-05-29 10:42

Categoria: 

Concelho: 

A Feira das Lambarices, projeto vencedor do Orçamento Participativo Portugal, em 2018, deverá acontecer em Setembro na baixa da cidade de Águeda.

Este evento surge de uma ideia da Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos que ganhou dimensão e estrutura.

Previsto na proposta inicial para decorrer na aldeia durante 3 dias, passou para a baixa da cidade e vai acontecer durante 9 dias, prevendo-se a sua realização entre os dias 3 e 11 de setembro, podendo ainda ser alargado para mais um dia.

A Feira das Lambarices decorrerá em simultâneo com a Festa do Leitão (organizada pela ACOAG, que é agora também parceira desta iniciativa) e inclui uma uma mostra de doces tradicionais das várias regiões do país (no pavilhão do GICA), uma zona de restauração e uma zona de espetáculos.

Esta iniciativa é “um regozijo muito grande, mas também uma responsabilidade”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que “uma aldeia de 300 habitantes foi capaz de ganhar o OPP”, um instrumento de financiamento nacional de onde Águeda trouxe “vários prémios”.

Este apoio é também muito “responsabilizante. Vale Domingos, de uma terra que ninguém queria ouvir falar, está hoje nos olhos e nas bocas do do mundo, pelos melhores motivos”, declarou o Edil, sublinhando que Vale Domingos é hoje “um exemplo efetivo de integração social e da capacidade de mobilizar pessoas para um desígnio comum, que é transformar aquele lugar no bom sentido, o que tem captado apoios de vários quadrantes, como da Câmara Municipal e do Governo”.

Para Ricardo Pereira, presidente da Associação de Vale Domingos, proponente desta ideia vencedora do OPP e que conquistou o maior número de votos em todo o mundo, passar este evento para o centro de Águeda faz todo o sentido.

“Vale Domingos também tem a ganhar. Já temos muitas coisas a acontecer em Vale Domingos; não é só receber, também sabemos dar e queremos ser úteis para o concelho”, disse, defendendo que a feira ganhou “outra dinâmica”.

Presente na cerimónia, Ângela Ferreira, secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, destacou o mérito deste projeto que “a partir da gastronomia e das artes e com o envolvimento ativo da comunidade de Vale Domingos procura transformar o lugar, favorecendo a sociabilidade comunitária mas ao mesmo tempo promove e valoriza o concelho de Águeda, dos pontos de vista cultural, económico e turístico”.

A governante saudou o Município de Águeda por se ter associado a este projeto, “seja no apoio logístico, seja no apoio financeiro, que junta 110 mil euros aos 250 mil euros provenientes do OPP”.

Também Maria de Fátima Fonseca, secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, apontou que a execução de mais este projeto a nível nacional é “indicador da bondade do instrumento” (OPP) e “da vitalidade do processo participativo”. Defendendo que “a seguir a uma boa ideia, tem que existir capacidade de concretização”, como a que acontecerá em Águeda com a Feira das Lambarices, a governante concluiu, em total acordo com uma das frases de apresentação do concelho de Águeda, que “são as pessoas que fazem territórios mágicos, onde vivem dias felizes”.

O evento foi apresentado em Águeda.