Agrovouga regressa "modernizada" em Novembro .

2019-04-24 21:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Agrovouga regressa de 20 a 24 de Novembro ao parque de feiras em conceito alargado que dá atenção a vários setores de atividade.

Vítima da crise por que passou a autarquia, a Feira Agrícola vai ser mais do que o certame dedicado à vertente mais tradicional da agricultura com novas componentes.

A Câmara de Aveiro não esconde que as atenções estarão centradas numa versão “contemporânea, inovadora e dinâmica, atenta aos tempos modernos e aos novos desafios da sociedade”.

Este certame de cinco dias terá início a uma quarta e fica patente ao público até domingo. Datas que surgem da disponibilidade nacional nesta área, da disponibilidade do Parque de Exposições de Aveiro e da aposta na promoção de produtos a pensar no Natal.

A autarquia investe 200 mil euros no ano de relançamento.

Foram 7 anos de interregno que terminam com o relançamento a pensar na 37ª edição dedicada ao conceito da “Agrosustentabilidade”.

Inovação, tecnologia, ambiente, energias renováveis, investigação e gestão da floresta, valorização dos produtos locais e serviços do ecossistema, novas formas de consumo, produtos biológicos e a sustentabilidade passam a ter representação na Feira.

“Promovemos a interação entre agricultores, vitivinicultores, empresas das fileiras agropecuárias, chefes cozinheiros, gastrónomos, público em geral. Porque a agricultura deve ser um interesse de muitos e não apenas de alguns”, resume Ribau Esteves que alarga o conceito da feira para fazer pontes (com áudio).

“Queremos lutar contra o distanciamento entre o prato e a terra, entre o campo e a cidade. Queremos ser montra para quem produz, palco para quem cozinha, banca para quem vende e mesa para quem come. Queremos aproximar as pessoas, para que a agricultura seja uma realidade menos distante para quem vive longe do mundo rural. Queremos inspirar”.

Agricultura, Bio Market, Confrarias, Floresta, Gastronomia e Restauração, Novos Negócios da Terra, Pescas, Setor Equestre, Vinho, Workshops e Showcookings, Talks e Turismo ambiental dão corpo aos pilares da feira.

Na lista de parceiros a autarquia apresenta a DLBC Rural Aveiro Norte e Aveiro Sul (parceria institucional liderada pela AIDA), The Navigator Company, Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite, Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Comissão Vitivinícola da Bairrada e Associação de Criadores da Raça Marinhoa.