AdRA vence prémio 100% Inovação.

2020-11-27 16:59

Categoria: 

Concelho: 

A AdRA desenvolveu uma aplicação de tecnologia de 'Realidade Aumentada' que permite sobrepor a imagem captada em tempo real pela câmara de um tablet ou telemóvel com os esquemas das infraestruturas enterradas no subsolo.

A AdRA foi mentora do projeto, "definiu a arquitetura e a gestão do projeto". Esta tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Allbesmart no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City promovido pela Câmara Municipal de Aveiro.

O projeto venceu o Prémio AdP 100% Inovação do Grupo Águas de Portugal, no âmbito das jornadas da engenharia do grupo que decorreram entre 23 e 27 de Novembro.

Em termos de prémios/reconhecimento destaca ainda o lugar entre os 3 finalistas no Altice International Innovation Award (https://www.alticelabs.com/site/innovationaward/finalists/) e um lugar entre os cinco finalistas do Aveiro Urban Challenges (através da Allbesmart, a empresa parceira da AdRA).

"Desde que foi apresentado, o projeto tem vindo a ser distinguido com prestações honrosas ao nível de prémios de inovação e despertado o interesse de diversas entidades gestoras, empresas e granjeado elogios de figuras públicas (AdP internacional, EPAL, Águas do Norte, Sr. Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e Sr. Ministro da Economia)".

O sistema permite justapor às imagens do terreno visualizadas num tablet ou smartphone, uma representação gráfica das infraestruturas de água e de saneamento incluindo as que estão enterradas. E essa justaposição vai mudando à medida que o dispositivo se desloca, no sentido de mostrar o que de facto existe na direção para onde a câmara aponta.

Assim, por exemplo, um operador pode visualizar num arruamento as condutas enterradas, tomar decisões sobre manobras, registar intervenções ou solicitar trabalhos, tudo isto dentro da aplicação.