Xadrez regressou aos jogos de tabuleiro nos campeonatos distritais.

2022-04-22 08:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro voltou ao tabuleiro de xadrez em mais duas provas distritais que se realizaram no Centro Escolar de Vera Cruz na cidade de Aveiro.

Em jogo os Campeonatos Distritais Absolutos de Rápidas de Equipas e Individuais com cerca de quatro dezenas de xadrezistas de todas as idades para disputarem os títulos coletivos na competição da manhã e os títulos individuais na competição da tarde.

As instalações escolares da Vera Cruz foram novamente disponibilizadas pela Câmara Municipal de Aveiro e pelo Agrupamento de Escolas de Aveiro que apoiaram esta iniciativa da Associação de Xadrez de Aveiro.

Ao final da manhã terminou o Campeonato de Equipas com uma vitória renhida da Equipa A do Clube dos Galitos que se sagrou campeão distrital de Equipas em Rápidas com 20 pontos, apenas com um empate cedido e tendo vencido todos os restantes jogos nas sete partidas disputadas.

O troféu do 2.º lugar foi conquistado pela Equipa A do Clube de Xadrez do Colégio Português com 19 pontos, sendo o 3.º lugar alcançado para o C.A. Téssera que obteve 18 pontos.

Nos títulos individuais, ao fim de 7 rondas, o campeão indisputado e invencível foi Rodrigo Ribeiro (C.A. Téssera) que somou 6,5 pontos em 6 vitórias e 1 empate nos sete jogos disputados.

O pódio contou ainda com Gustavo Ribeiro (C.A. Téssera) no 2.º lugar e Tiago Fernandes (Galitos) no 3.º lugar, ambos com 6 pontos.

Nos prémios de escalões e categorias os vencedores foram Ewa Dabrowska (CX AE Aveiro) em sub10; Margarida Ribeiro (C.A. Téssera) em sub12; David Farias (CX Colégio Português) em sub14; Gustavo Ribeiro (C.A. Téssera) em sub16; Rodrigo Ribeiro (C.A. Téssera) em sub18; António Veleirinho (CX Colégio Português) em sénior50; Susana Ferreira (Beira-Mar) em melhor feminino.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do Vereador da Educação e Desporto da autarquia Aveirense, Rogério Carlos, que elogiou a “dinâmica e vitalidade” da modalidade e dos xadrezistas da região, felicitando todos os presentes e agraciando os campeões com a entrega dos troféus.

A organização levada a cabo pela AXA faz um balanço muito positivo das provas, “quer pelo aumento do número de equipas e participantes face aos campeonatos do ano passado, quer pela elevada competitividade dos jogos, culminando com algumas surpresas nos tabuleiros e muita emoção ao longo das duas provas”.