Xadrez: Equipa do CX Colégio Português e Gustavo Ribeiro garantem troféus distritais.

2021-10-06 10:56

Categoria: 

Concelho: 

A equipa de xadrez do CX Colégio Português vence em Equipas e Gustavo Ribeiro (C.A. Téssera) conquista a título individual os troféus distritais de xadrez.

Oliveira de Azeméis voltou a acolher uma prova distrital de Xadrez, desta vez em Carregosa, onde se disputaram os Campeonatos Distritais Absolutos de Rápidas de Equipas e Individual.

Participaram cerca de três dezenas de xadrezistas de todas as idades para disputarem os títulos coletivos e os títulos individuais.

A EB23 de Carregosa, disponibilizada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e pelo Agrupamento de Escolas de Fajões que apoiaram esta iniciativa da Associação de Xadrez de Aveiro, viu a manhã terminar com um equilíbrio entre as 3 melhores equipas após as 6 rondas da prova.

Foi necessário recorrer ao 3.º critério de desempate para o CX Colégio Português levar de vencida o Galitos e o C.A. Téssera, sagrando-se assim campeão distrital de Equipas em Rápidas.

Ao fim de 7 rondas, o campeão indisputado e invencível foi Gustavo Ribeiro (C.A. Téssera) que somou por vitórias os jogos disputados – 7 vitórias em 7 partidas.

O pódio contou ainda com Cláudio Sá (C.A. Téssera) e Ricardo Santos (Galitos), ambos com 5,5 pontos.

Nos prémios de escalões e categorias, ênfase para a Marta Almeida (CX Colégio Português) que se destacou entre as xadrezistas com 4,5 pontos.

Os vencedores por escalão jovens foram: José Balseiro (CX AE Aveiro) em sub10; David Farias (CX Colégio Português) em sub12; Eduardo Ferreira (CX Colégio Português) em sub14; João Almeida (CX Colégio Português) em sub16; António Martins (Galitos) em sub20.

A organização levada a cabo pela Associação de Xadrez de Aveiro faz “balanço positivo das provas, quer pelo número de participantes, quer pela elevada competitividade dos jogos, culminando com algumas surpresas nos tabuleiros e muita emoção ao longo das provas”.