Vela: Sagres apadrinhou regata de Santa Joana/UA.

2024-05-16 15:38

Categoria: 

Concelho: 

Integrada nas 'Comemorações do Dia da Marinha' em Aveiro, o Sporting Clube de Aveiro realizou no dia 11 de Maio a tradicional 'Regata Santa Joana / Universidade de Aveiro'.

A prova aberta a embarcações de vela ligeira, vela adaptada e vela de cruzeiro, faz igualmente parte das 'Comemorações do Feriado Municipal.

"O dia começou com uma atividade ambiental e de literacia para os Oceanos promovida pela 'Sailors for the Sea', dirigida ao público mais jovem.

Enquanto se realizava a regata, um grupo de voluntários promoveu uma limpeza costeira nas redondezas do clube, o que permitiu a recolha de mais de 50kg de lixo marítimo nas margens da Ria.A regata, que contou com a presença de velejadores de 9 clubes, nomeadamente da Associação Náutica da Torreira, Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro, Clube do Mar de Coimbra, Clube Náutico da Figueira da Foz, Clube Naval Povoense, Clube de Vela Atlântico, Clube de Vela da Costa Nova, Náutica Desportiva Ovarense, para além do Sporting Clube de Aveiro.

Na vertente da vela de cruzeiro, marcaram presença 4 veleiros, nomeadamente as embarcações “Carpe Mares”, “Baccus” e “Jenny” da Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro, tendo estado presente igualmente a embarcação “ Albatroz I” da Associação Náutica da Torreira.

A entrega de prémios decorreu a bordo do Navio-Escola Sagres, atracado perto do Campus Náutico do Sporting Clube de Aveiro.

Momento de grande significado para a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro, foi a atribuição do “Troféu Perpétuo - Eng. Lauro Marques” a um atleta do clube, um troféu que visa premiar todos os anos o atleta das equipas de formação do clube com a melhor classificação na regata (classe Optimist), com Pedro Oliveira a ter o direito a ter seu nome gravado no Troféu Perpétuo.

Após a realização de duas regatas, os primeiros lugares do pódio foram atribuídos aos seguintes atletas:Hansa 2.3 – José Rui (SCA)Hansa 303 – Rui Calé / Daniel Correia (SCA)Optimist Iniciado – Tomás Fonte (CVCN)Optimist Infantil – Pedro Oliveira (SCA)Optimist Juvenil – Matilde Caixinha (CVCN)Vaurien – Aires Moreira / Jorge Patrão (SCA)Sunfish – Diogo Gameiro (CNAFF)ILCA4 – Henrique Simões (CVCN)ILCA6 – Tomás Lemos (CVCN)Sharpie 12M – Jorge Andrade/Francisco Alçada (NADO)Raquero – Mário Herdeiro, Jorge Fernandes, Nuno Marques, Simão rodrigues, Victor Couto (SCA)