Vela: “57º Cruzeiro da Ria” marcado para o próximo fim de semana. Escola de Vela regressa para nova temporada.

2020-08-24 10:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro reinicia a atividade no próximo fim de semana com o “57º Cruzeiro da Ria” que volta uma vez mais a ligar as cidades de Ovar a Aveiro.

Trata-se de uma prova aberta a classes de vela ligeira, vela de cruzeiro e vela adaptada.

Numa organização conjunta da Náutica Desportiva Ovarense (NADO), Associação Náutica da Torreira e Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro, os Cruzeiros largam de Ovar no sábado e chegam a Aveiro ao final da tarde pelas 18h, largando no domingo de manhã de São Jacinto rumo a Ovar.

A vela ligeira tem saídas de Ovar no Sábado e Domingo rumo à Ponte da Varela na Torreira, enquanto que no Sábado em Aveiro as classes de vela ligeira e vela adaptada largam pelas 11h30 num passeio-regata até São Jacinto.

No momento em que os clubes náuticos retomam a atividade o SCA tem em curso atividades para famílias e para crianças.

No âmbito do projeto "Navegadores de Palmo e Meio", co-financiado pelo FEAMP (Mar 2020), a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro promove várias semanas das tradicionais férias náuticas "Piratas da Ria", uma iniciativa prevista no plano de atividades da Estação Náutica de Aveiro.

As férias náuticas destinam-se a crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos que pretendam ter um primeiro contacto com a vela, bem como atletas do clube que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos na arte de velejar.

As crianças inscritas vão receber o Diário de Bordo da Fundação Ecomar, no âmbito da parceria realizada entre o clube e a Fundação Ecomar.

O Diário de Bordo é um livro que pretende transmitir conhecimentos sobre as várias modalidades náuticas, ao mesmo tempo que promove o respeito e cuidado com o meio aquático, baseados nos Valores Olímpicos.

As aulas são lecionadas por professores de educação física devidamente credenciados pela Federação Portuguesa de Vela com curso de treinador da modalidade. De referir ainda que as férias náuticas "Piratas da Ria" têm o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Entretanto as inscrições para a época 2020/21, que se inicia no dia 5 de Setembro, encontram-se abertas para as equipas de formação e competição, nas classes Optimist, Laser, Vaurien, 420/470, bem como estão abertas as inscrições para o curso de adultos (iniciação e aperefeiçoamento) a iniciar em Setembro.