Vagos: Assembleia Municipal aprova Plano e Orçamento para 2024.

2023-12-19 16:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Vagos aprovou, por maioria, Plano e Orçamento para 2024.

Documentos no valor de 29.5 milhões de euros com subida no orçamento na casa dos 800 mil euros em comparação com 2023.

Habitação e serviços prometem ser áreas prioritárias.

A autarquia prevê efetuar um investimento de cerca da 1,4 Milhões de euros, na implementação da Estratégia Local de Habitação (ELH), nomeadamente na reabilitação do Bairro da Corredoura, na aquisição de terrenos e edifícios de habitação com a posterior requalificação dos mesmos e a construção de habitações novas, nomeadamente no Plano de Pormenor da Boa Hora, para as famílias referenciadas na ELH.

De salientar a Gestão da Eficiência Energética do concelho, exemplificada com uma diminuição dos consumos com a energia da iluminação pública em mais de 70%, com um incremento da qualidade por força da exigência ao nível das características técnicas do material aplicado.

Repetem-se apostas em eventos que garantem notoriedade sobretudo em época de Verão com o “Vagos Sensation Gourmet” ou o nosso já icónico “Vagos Metal Fest”.

No que concerne às Funções sociais, o valor cifra-se em 5.648.600,00 €, aproximadamente 860 mil euros a mais do que no ano anterior.

A Requalificação do Palacete Visconde de Valdemouro promete ganhar novos andamento depois de derrocada que afetou a estrutura antiga.

No desporto, a autarquia anuncia empreitadas de requalificação do Pavilhão, da Piscina Municipal, do Estádio (na foto) e da Pista de Atletismo.

Quanto ao setor económico, anunciam-se infraestruturas da Parcela B do Parque Empresarial de Soza e a requalificação da Zona Industrial de Vagos.

E uma aposta na Ligação da A17 à Zona Industrial de Vagos.

Este projeto já teve o seu início no ano vigente, com o processo de aquisição de terrenos que permitiu que se adquirissem mais de 400 das 485 parcelas.

“Esta será uma obra crucial para o Concelho, quer do ponto de vista da melhoria estratégica do posicionamento da ZIV, com a consequente possibilidade da melhoria da qualidade de vida dos Vaguenses, uma vez que permitirá o desvio do tráfego de viaturas pesadas do centro da vila de Vagos”.