Universidade de Aveiro associa-se às comemorações do Dia Europeu do Mar.

2017-05-22 16:58

Categoria: 

Concelho: 

Para assinalar o Dia Europeu do Mar, que se comemorou no dia 20 de Maio, a Universidade de Aveiro (UA) está a promover um conjunto de eventos que darão a conhecer as competências científicas da Universidade no que respeita à temática das Energias Renováveis Oceânicas, bem como o potencial da região. O programa inclui, entre outras iniciativas, “Laboratórios de Mar”, uma Mesa Redonda sobre Energias Renováveis Oceânicas, as Jornadas do Mar e da Atmosfera e a participação da UA no certame 'Business2Sea'.

O Dia Europeu do Mar é o ponto de encontro anual da comunidade marítima Europeia para estabelecer uma rede, debater e fortalecer uma ação conjunta. Tendo em conta que a Região de Aveiro "se define como uma das áreas portuárias com potencial para instalar um PORTUGAL PORT TECH CLUSTERS", a Universidade de Aveiro, através da sua Plataforma Tecnológica do Mar, "procurou desenhar um programa com o principal objetivo de apresentar o potencial existente para desafios que surjam neste setor, nomeadamente em Aveiro, como soluções de mercado que podem ser adaptadas para este tipo de indústria (vento, ondas, correntes e marés), competências científicas essenciais para o desenvolvimento de soluções inovadoras para algumas das barreiras tecnológicas encontradas neste setor, entre outros".

Este programa inclui a realização de vários Laboratórios de Mar.

Integra, ainda, o programa, a “Mesa Redonda: Energias Renováveis Oceânicas”. Este evento terá lugar na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, no dia 26 de Maio, às 17h30.

Para além das atividades previstas no plano proposto à Comissão Europeia, o Dia Europeu do Mar é também assinalado com as Jornadas do Mar e da Atmosfera, a visita à UA da Vestas, líder mundial do setor da energia eólica, o "Aquatropolis - Open Day", o TOXECO 2017- Palestras em Toxicologia e Ecotoxicologia e a participação da UA na Business2Sea.

O evento “Aquatropolis - Open Day”, subordinado ao papel da Indústria 4.0 no setor aquícola, tem lugar no dia 25 de Maio, entre as 10h00 e as 17h00, e contará com Ricardo Calado, investigador do CESAM, como orador.

No dia 31 de Maio, realiza-se o TOXECO 2017- Palestras em Toxicologia e Ecotoxicologia, no anfiteatro do Departamento de Biologia da UA, das 15h00 às 18h30. A entrada é gratuita e aberta a todo o público.

Nos dias 5 e 6 de Junho, decorre a 'Business2Sea', no Porto. A UA estará presente com uma área expositiva integrada do stand da Região de Aveiro, onde apresenta projetos e protótipos.