Tiago Fernandes vence distrital de xadrez semirrápido. Illiabum de regresso à modalidade organiza competição.

2023-03-22 12:59

Categoria: 

Concelho: 

Tiago Fernandes vence distrital no regresso do Xadrez ao Illiabum.

Ílhavo acolheu, no passado domingo, dia 19 de março, no Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, o Campeonato de Aveiro de Xadrez Semirrápido. Contando com uma adesão superior à da prova do ano anterior, mais de três dezenas de atletas Aveirenses de todas as idades reuniram-se para disputar a prova individual em Ílhavo, assinalando também o regresso desta modalidade ao Illiabum.

Esta prova organizada pela Associação de Xadrez de Aveiro, em colaboração com o Illiabum, contou com a participação de jogadores do C. A. Téssera, do CX do Colégio Português, do Clube do Galitos, do SC Beira-Mar e do CX do Agrupamento de Escolas de Aveiro.

O Campeonato juntou xadrezistas de vários escalões durante todo o dia com 3 jogos disputados de manhã e mais 4 no período da tarde.

No final do dia os resultados determinaram que o campeão distrital de Semirrápidas é Tiago Fernandes (Clube dos Galitos) que venceu 6 jogos e perdeu apenas 1, sendo o único xadrezista a conseguir somar 6 pontos.

O prateado do dia foi o xadrezista Gustavo Ribeiro (C.A. Téssera), que vencera as duas anteriores edições, mas desta feita se quedou pelo segundo posto, após ter alcançando os mesmos 5,5 pontos do 3.º lugar, David Farias (CX Colégio Português), em confronto entre ambos precisamente na última partida da mesa 1.

Além da classificação geral, foram atribuídas medalhas aos melhores dos vários escalões: José Manuel Balseiro (sub-12, CX Agrupamento de Escolas de Aveiro); David Farias (sub-14 CX Colégio Português); Gustavo Ribeiro (sub-16, C.A. Téssera); Filipa Camacho (sub-18, CX Colégio Português); Alexandre Cunha (sub-20, CX Colégio Português); Beatriz Oliveira (Feminino, CX Colégio Português).

A cerimónia de prémios contou com a presença da Direção do Illiabum com Bruno Bizarro e Bernardo Balseiro que aproveitarem para sublinhar a “importância do xadrez na educação dos mais jovens”, testemunhando a intenção de recuperar esta modalidade no Clube de Ílhavo e confirmando o arranque oficial da Secção de Xadrez do Illiabum que conta já com treinos à quarta-feira no Pavilhão.

A organização, levada a cabo pela Associação de Xadrez de Aveiro, faz “balanço muito positivo desta prova” com “agradecimento aos atletas e clubes, o espírito competitivo e de respeito desportivo que todos demonstraram, bem como ao Illiabum e à Edubox S.A. pela colaboração e apoio à realização deste Campeonato Distrital de Semirrápidas Absoluto”.