Taça dos Portos teve início na praia da Barra.

2023-09-02 18:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A praia da Barra recebeu a primeira etapa da Taça Dos Portos 2023, uma competição de surf promovida pelo Porto de Aveiro e Porto da Figueira da Foz, que conta com a organização conjunta da Associação de Surf de Aveiro e Associação de Surf da Figueira da Foz.

A primeira bateria entrou na água às 9h na Praia da Barra, com ondas de meio-metro e pouco vento.

As equipas da ASA e da ASFF (formadas por 6 surfistas femininas e 6 surfistas masculinos cada) começaram assim um dia recheado de bons momentos de surf.

Os destaques do dia foram Núria Maganinho (ASA) e David Almeida (ASA) que conseguiram vencer as respetivas categorias.

No entanto, os campeões desta primeira edição da Taça dos Portos apenas serão conhecidos amanhã, depois da prestação no segundo dia de competição que irá decorrer este domingo (dia 3 de setembro) a partir das 9 horas na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz.

O resultado final será determinado com o somatório das prestações nos dois dias de prova.

Neste primeiro dia de competição foram surfadas 304 ondas, tendo David Almeida (da equipa ASA) obtido a onda mais pontuda: 6,67 pontos em 10 pontos possíveis.

Na categoria feminina e melhor onda foi de Núria Maganinho: 4,97 pontos.

Durante a manhã, o evento contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, Andreia Queirós (APA), João Campolargo (Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo), Capitão de Fragata Vitor Jorge Conceição Dias (Comandante da Capitania do Porto de Aveiro) e José Arvins (Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré).

A cerimónia de entrega dos troféus decorrerá a partir das 17h30 na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, onde está prevista a presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba.

Para a Administração do Porto de Aveiro e da Figueira da Foz (administração conjunto), a Taça dos Portos é uma das componentes da estratégia de apoio a iniciativas relacionadas com o mar e na aposta no desporto náutico, intensificando a relação entre os dois portos e os dois municípios.

 

foto: Nuno Freire