Sporting de Aveiro recebe provas de vela adaptada.

2017-05-05 11:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Dezenas de velejadores de mobilidade condicionada de vários pontos do país vão marcar presença na “Regata Santa Joana/Universidade de Aveiro/Porto de Aveiro”, que constitui uma prova de apuramento nacional para as classes Hansa 2.3 e Hansa 303, numa organização da Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro/Associação Académica da Universidade de Aveiro (SCA/AAUAv) e que tem a colaboração do Núcleo de Desportos Náuticos da AAUAv.

Esta prova surge no âmbito do projeto “Ria Sem Limites”, projeto único na Ria de Aveiro que tem como objetivo proporcionar a prática de vela a pessoas de mobilidade condicionada.

O projeto teve o seu arranque em 2011 com o apoio dos Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro, da Associação Académica da Universidade de Aveiro e da Administração do Porto de Aveiro, tendo a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro apadrinhado a iniciativa desde o seu início.

Mais de 100 pessoas de mobilidade condicionada tiveram um contacto com a modalidade, quer numa vertente mais pontual e lúdica, quer numa vertente mais competitiva com participação em provas de âmbito nacional.

Para esta prova de âmbito nacional e que consta do calendário da Federação Portuguesa de Vela, a equipa do SCA/AAUAv vai marcar presença com 5 velejadores, distribuídos por 3 embarcações Hansa 2.3 para uma pessoa e por uma embarcação Hansa 303 para duas pessoas, com orientação técnica dos voluntários André Zúquete e de Pedro Coutinho.

Esta prova nacional, que tem o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, do Rotary Club de Aveiro, da Administração do Porto de Aveiro e da Câmara Municipal de Aveiro, é pontuável para o apuramento do campeonato europeu.

O movimento no campus náutico do Sporting Clube de Aveiro, localizado nas proximidades do CMIA (Centro Ambiental) junto às tradicionais marinhas de sal, arranca às 10h deste sábado com a chegada das várias embarcações, estando o início das regatas previsto para as 12h, repetindo-se o mesmo programa no domingo.