Sporting de Aveiro agradece melhoria do acesso ao Canal das Pirâmides para a secção de canoagem.

2016-12-07 10:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A secção de canoagem do Sporting Clube de Aveiro agradece publicamente à Câmara de Aveiro a melhoria no acesso dos atletas ao Canal das Pirâmides conseguido com o arranjo da rua Dr Bernardino Machado. O passeio em calçada portuguesa e a iluminação são dois fatores que, segundo a secção, possibilitam um acesso mais seguro às águas interiores em canais urbanos onde os atletas treinam durante o Inverno.

“Durante o período de inverno, acentuado com a mudança da hora, a dificuldade dos atletas da secção de canoagem do Sporting Clube de Aveiro no acesso à água do Canal das Pirâmides era manifestamente complicada pois, em tempos de chuva, com as gigantescas poças de água, os atletas tinham que circular pelo meio da rua, sem luz para aceder ao canal para treinar”.

A requalificação da via é elogiada pelo treinador Sérgio Santos. “Nunca duvidei do empenho da nossa Câmara Municipal pois, esteve sempre connosco na resolução do problema. Desde que colocámos a questão relativa à segurança dos atletas tivemos um acolhimento inexcedível e sentimos que partilhávamos as mesmas preocupações, inquietações, desassossegos e ânsias. Sinto-me honrado em pertencer a esta cidade e tranquilo por saber que o poder local, além de estar próximo das coletividades, ladeia-nos no mesmo trilho – o da formação de jovens com qualidade e segurança”.

Referenciando os treinos, o treinador acrescenta que “durante o verão, com os inúmeros moliceiros a circular pelos canais, torna-se impossível a prática da modalidade nos canais dentro da cidade, pelo que, beneficiando da pouca agitação das águas da Ria, recorremos aos canais exteriores".

Reconhecemos, contudo, a importância dos circuitos turísticos dos moliceiros, símbolos da nossa cidade, e orgulhamo-nos por levarem o nome de Aveiro além fronteiras. A beleza do nosso ecossistema é este, é o respeito mútuo. No inverno agraciamos nós os belos canais da Ria, formando jovens e colorindo as frias noites aveirenses. No verão, os nossos Moliceiros proporcionam aos demais turistas experiências únicas, e transportam a nossa cultura e tradições para o imaginário de quem nos visita. Esta é a alma aveirense”.

Para Miguel Gonçalves, diretor da secção de canoagem, “a requalificação da rua permite, além de embelezar e dar dignidade a uma das entradas da cidade, reduzir o risco de acidentes”. É também confirmação da resiliência dos atletas. “Passado tantos anos, ainda hoje me emociono quando assisto à perseverança dos nossos atletas que, quer faça chuva, sol, frio ou calor, entram nas gélidas águas de inverno da Ria e treinam afincadamente - é isto que me faz dedicar diariamente à canoagem”.