SCA/AAUAv vence campeonato nacional de vela adaptada

2018-06-07 11:15

Categoria: 

Concelho: 

A equipa da classe Hansa (vela adaptada) da Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro/Associação Académica da Universidade de Aveiro (SCA/AAUAv) participou no “Campeonato Nacional Hansa” realizado nos dias 1,2 e 3 de Junho em Portimão, numa organização do Iate Clube Marina de Portimão, prova que reuniu velejadores das classes Hansa 2.3, Hansa 303 individual e Hansa 303 dupla.

Na classe Hansa 303 individual, destinada a embarcações de 2 velas e um velejador, o velejador Gonçalo Ribau (na foto) obteve o título de campeão nacional após a realização de 9 regatas extremamente disputadas, tendo inclusivé vencido 3 das 9 regatas realizadas.

Para esta prova nacional, o SCA/AAUAv participou com 5 velejadores de mobilidade condicionada, tendo sido acompanhados pelo treinador André Zúquete e pelos team leaders Pedro Coutinho e Sylvie Marques, com a velejadora Margarida Marques e acompanhante a seguir a regata no barco de apoio do SCA/AAUAv, numa comitiva aveirense que totalizou 10 elementos, obrigando a uma logística considerável.

Na classe Hansa 2.3, destinada a embarcações de uma vela e um velejador, o SCA/AAUAv participou com 4 atletas tendo sido realizadas um total de 8 regatas, com João Gonçalo a obter o 9º lugar, seguido de Margarida Lemos em 11º, Jorge Ruivo em 12º e Ana Martin em 14º lugar, numa classe que teve como campeão nacional o velejador André Bento da Escola Nacional de Vela Adaptada (ENVA).

O velejador da academia de vela aveirense entra assim para a história do Sporting Clube de Aveiro, por ter sido o primeiro velejador de mobilidade condicionada a obter um título nacional.

Na classe Hansa 303 dupla, destinada a embarcações de 2 velas e 2 velejadores, o Clube Naval de Cascais obteve o título nacional através dos velejadores Pedro Reis e Ana Bento.

Para o clube, “é um privilégio poder proporcionar este tipo de vivências a pessoas de mobilidade condicionada, quer numa vertente de recreio ou competição, podendo os interessados frequentar as aulas abertas aos Sábados, quer em embarcações individuais quer em embarcações duplas do clube”.