São Jacinto retoma lugar nos desportos de mar em competição internacional.

2017-07-18 09:15

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

São Jacinto quer retomar o seu lugar nas competições internacionais de surf e bodyboard e diz que hoje tem melhores condições com o Centro de Alto Rendimento em funcionamento.

Aproveita as condições naturais e junta a essa característica um equipamento moderno de apoio à prática de desportos náuticos.

“S. Jacinto tem uma onda especial” e quem o afirma é Manuel Centeno, o mais titulado bodyboarder nacional (dois títulos mundiais, cinco europeus e 10 nacionais), frequentador da praia de Aveiro e que, entre os dias 28 e 30 de Julho, participará no AVEIRO EUROBODYBOARD PRO, segunda etapa do European Tour of Bodyboard (ETB) 2017, que se realiza em S. Jacinto, Aveiro.

O bodyboarder do Porto falava na sessão de apresentação da etapa de S. Jacinto, onde teve ao seu lado o aveirense Gonçalo Matias, que recebeu o primeiro «wild card» atribuído pela organização, a cargo do Centro de Alto Rendimento de Surf de S. Jacinto-Aveiro.

Os dois atletas mostraram-se bastante satisfeitos por poderem competir no Europeu e Manuel Centeno não se coibiu de deixar elogios à região.

“A zona é fantástica, é um sítio bonito, tem o mar e a ria e a região tem umas qualidades naturais excelentes”, afirmou, lembrando ainda “a onda especial no molhe norte, a razão pela qual a população surfista nortenha gosta tanto de cá vir”.

Centeno recordou ainda que S. Jacinto “foi um dos primeiros locais de Portugal a receber uma prova do Mundial”, outra das razões porque associa o sítio à sua carreira, com diversas provas ali disputadas.

“S. Jacinto para os estrangeiros é groumet”, atirou em jeito de brincadeira no final, mas o certo é que pela tipicidade e particularidades e pela (ainda) pouca pressão humana, o local é paradisíaco.

Já o edil aveirense, Ribau Esteves, sustentou que o Aveiro EuroBodyBoard Pro 2017 “é o retomar da operação surf com novas condições” e “não mais uma etapa ou retomar do passado”, referindo-se às provas que ali já se disputaram, na viragem do Milénio, mas cuja continuidade nunca foi assegurada (com áudio).

“Queremos estar no mapa permanentemente, com os nossos parceiros, em provas nacionais e internacionais, pois temos mar, temos o Centro de Alto Rendimento e, agora, queremos qualificar e tornar S. Jacinto, mais atrativo para os atletas dos desportos de ondas”, referiu, considerando que “esta etapa do ETB é a nossa apresentação europeia” e “é aposta estratégica na promoção turística de S. Jacinto”.

São esperados para a competição cerca de seis dezenas de atletas nas vertentes Open e Júnior. A prova de S. Jacinto tem 1.000 pontos em disputa e um prize money de €4000.O ETB arranca em Santa Cruz, passa por Aveiro, seguindo-se as provas do País Basco (Espanha) e de Marrocos, estando ainda a etapa francesas por confirmar.

Este é o quarto evento internacional que o mar de S. Jacinto acolhe, depois de duas etapas do ETB (1999 e 2000) e do Mundial Bodyboard (1996), sempre com grandes condições de mar.