Rota dos Moinhos em versão online para celebrar "Dia Nacional dos Moinhos".

2021-04-10 10:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Rota dos Moinhos de Portugal (Portuguese Mills), constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, dá o arranque oficial ao seu programa de atividades.

Este fim de semana assinala o Dia Nacional dos Moinhos.

O programa de atividades do Dia Nacional dos Moinhos vai decorrer em simultâneo nas redes sociais dos cinco municípios, com a apresentação do projeto intermunicipal agendado para as 11h00 deste sábado. Também hoje, pelas 18h00, a população é convidada a visitar, de forma virtual, os moinhos que compõem a Rota e que são uma marca da identidade cultural e etnográfica das comunidades locais.

No domingo, pelas 11h00, as famílias podem reunir-se à volta de uma Hora do Conto apresentada por 5 vozes | 5 territórios, com base no livro Vale dos Moinhos, de Noelia Blanco e Valeria Docampo. Pelas 16h00, os livros continuam em destaque com a leitura dramatizada de um trecho da obra O Último Moleiro do Rio, de Armando Ferreira.

A fechar o programa das comemorações, pelas 17h00, uma mensagem dos Executivos das Câmaras Municipais que integram a Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills.

A curto-prazo pretende-se integrar, na rede, mais municípios que tenham uma oferta similar e que apresentem uma dinâmica ativa na preservação e disponibilização dos moinhos para a visitação turística.

O projeto de valorização conjunta do património molinológico dos cinco concelhos foi distinguido no âmbito do programa ALA + T - Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo, sendo a sua concretização apoiada pelo Turismo de Portugal.

A Rota dos Moinhos de Portugal pretende criar uma rede de agentes públicos e privados, a nível nacional, que se proponham a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados, como um produto turístico.

Entre os vários objetivos da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills está a capacitação dos territórios com um novo produto turístico, capaz de atrair mais fluxos de visitantes e aumentar a estadia média, a preservação e valorização do património molinológico nacional, bem como o envolvimento das comunidades locais e os seus saberes através do projeto.