Regimento de Infantaria 10 e Câmara de Aveiro com "relações saudáveis".

2019-03-28 15:10

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Regimento de Infantaria n.º 10 (RI 10) celebra, no próximo dia 5 de abril, sexta-feira, o Dia do Regimento, com desafios que deixam a cidade de Aveiro mais "próxima" de São Jacinto.

Este ano o evento fica marcado pela Cerimónia de Entrega do Estandarte Nacional pela 4.ª Força Nacional Destacada (4FND) e pelo 25º aniversário dos Paraquedistas no Exército.

Em destaque a inauguração do “Monumento ao Paraquedista”, na rotunda da Rua do Eng.º Oudinot, uma ação que pretende celebrar e fortalecer os laços de proximidade entre o RI10 e a população do Município.

Ribau Esteves elogia esse espírito de cooperação e realça a proximidade institucional que permite ações conjuntas (com áudio)

A Cerimónia de aniversário dos 101 anos do Regimento contará com a presença do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Silva Ribeiro e do Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), Nunes da Fonseca.

Recorde-se que as instalações militares sediadas na Península de São Jacinto, atualmente designadas como Regimento de Infantaria N.º 10, foram ao longo dos seus 101 anos, pertença dos três ramos das Forças Armadas.

O responsável pela Unidade assume que depois da festa do centenário, em 2018, foram colocados novos desafios e o esforço conjunto com a autarquia mantém-se intenso (com áudio)

Nestes 25 anos o RI10 através do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista participou em 10 Forças Nacionais Destacadas, Bósnia, Kosovo, Timor-Leste, Afeganistão e mais recentemente República Centro Africana, esta última entre 6 de setembro de 2018 e 11 de março de 2

No dia 5 de maio será realizada a VIII Corrida das Areias, num percurso de 18km entre a praia da Torreira e São Jacinto terminando no interior do Regimento de Infantaria n.º 10.

No dia 11 de maio, o RI10 terá o seu dia aberto para que seja possível assistir aos saltos de paraquedas que se incluem no Torneio de Paraquedismo.