Regata Santa Joana/UA é "regata sustentável".

2023-05-10 09:23

Categoria: 

Concelho: 

A Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA/AAUAv) organizou no passado sábado dia 6 de Maio mais uma edição da tradicional “Regata Santa Joana / Universidade de Aveiro”, prova integrada no calendário da Federação Portuguesa de Vela e da Associação Regional Vela do Norte (ARVN), bem como no plano de atividades da Estação Náutica de Aveiro.

Destaque para a presença de vários clubes da Ria, distribuídos pelas classes de vela ligeira e vela adaptada (SCA, NADO, ANT, ANGE, CVCN) e de vela de cruzeiro (AVELA, SCA), num evento que reuniu cerca de 70 participantes.

Para além de Lauro Marques, presidente do Sporting Clube de Aveiro, marcaram presença na entrega de prémios Paulo Jorge Ferreira (reitor da Universidade de Aveiro), Eduardo Feio (presidente da Administração do Porto de Aveiro), João Machado (vereador da Câmara Municipal de Aveiro), Fernando Marques (presidente da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz), Filipa Alves (administradora das Águas da Região de Aveiro), Nuno Cruz (diretor da Suzuki Marine) e Anabela Videira (coordenadora do programa “Clean Regattas”).

De referir que esta prova teve o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, Administração do Porto de Aveiro, Águas da Região de Aveiro, Primus Vitória, Suzuki Marine e Vista Alegre.

Em parceria com a "Sailors for the Sea", o Sporting Clube de Aveiro aceitou o desafiar de promover boas práticas de sustentabilidade no contexto da prova, aderindo ao programa "Clean Regattas", um programa de certificação ambiental com o objetivo de promover regatas mais sustentáveis, reduzindo progressivamente a pegada ambiental.

O emblema aveirense certificou assim pela primeira vez uma regata sustentável, com a coordenadora da "Sailors for the Sea" a entregar ao clube a bandeira de certificação "Clean Regattas - Gold Level", no momento que antecedeu a entrega de prémios.

Algumas das medidas do Sporting Clube de Aveiro, passaram por reduzir ao máximo a utilização de plásticos de uso único, utilizar cantis de água e uma estação de enchimento de água nas nossas instalações, reduzir ao máximo todo o desperdício, promover os códigos de reciclagem, usar meios digitais evitando imprimir, entre outras medidas.

De referir ainda que da parte da tarde, um grupo de voluntários promoveu uma limpeza costeira ao longo da Rua do Sal (estrada-dique), que recolheu mais de 25kg de lixo marinho em cerca de 1 hora.