PSP: Virgínia Cruz tomou posse como comandante distrital.

2020-03-10 15:34

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Superintendente Virgínia Lúcia Regateiro da Cruz afirma-se confiante para o desafio de comandar a PSP no Distrito de Aveiro. Espera encontrar uma 'força' motivada e organizada e assume compromisso para os três anos de Comissão de Serviço.

Vem do Comando de Lisboa e é nomeada, em Comissão de Serviço, pelo período de três anos.

Em entrevista à Terra Nova, confessou motivação para o exercício do cargo. (com áudio)

A nova responsável pela PSP de Aveiro assume que pretende dar atenção à pequena criminalidade. Revela que é uma das fontes de insegurança dos cidadãos, muitas vez mais do que a grande criminalidade. (com áudio)

O diretor nacional da PSP presidiu à cerimónia. Magina da Cruz afirma confiar nas competências de Vírginia Cruz.

Lembra que a questão da igualdade de género "é um não assunto" na hierarquia da PSP.

Quanto ao desempenho confia na lealdade para dar cumprimento ao plano traçado para os próximos três anos. (com áudio)

A Superintendente Virgínia Lúcia Regateiro da Cruz, de 51 anos, é licenciada em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, possui o Curso de Direção e Estratégia Policial e uma Pós-Graduação em Gestão Civil de Crises.

Foi Comandante de diversas Unidades Territoriais e de serviços ao nível de Comando Distrital, Divisão e Esquadra, entre 1992-1997 e 2007-2008, nomeadamente, nos Comandos Distritais de Évora e Setúbal.

Dos vários cargos desempenhados, destaca-se, desde fevereiro de 2017, o desempenho do cargo de 2.º Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa.

Foi também Comandante do Corpo de Alunos, docente da disciplina de Técnica de Serviço Policial – Trânsito e da Pós-Graduação em Procedimento Contraordenacional, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Lecionou, igualmente, na Escola Prática de Polícia, matérias relacionadas com o serviço policial e trânsito.

Foi Chefe de Divisão (Divisão de Prevenção Pública e Policiamento de Proximidade), no Departamento de Operações da Direção Nacional da PSP, e Inspetora da Inspeção da PSP. Foi ainda Chefe da Área de Apoio do Comando Metropolitano de Lisboa.

Participou em diversos grupos de trabalho, entre outros, nos Grupos Temáticos de Trabalho para Elaboração do Plano Nacional de Prevenção Rodoviária; foi conselheira para a Igualdade, em representação do Ministério da Administração Interna (2003); representou a PSP na Equipa Interdepartamental do MAI, no quadro do II Plano Nacional para a Igualdade; e representou também a PSP no Grupo Coordenador do Programa Escola Segura, bem como em projetos da União Europeia, relacionados com apoio a vítimas de crime.