Proliga: Federação manda repetir Braga - Illiabum e clube de Ílhavo protesta contra "futebolização" do basquetebol.

2024-02-09 07:48

Categoria: 

Concelho: 

O Illiabum está indignado com a Federação Portuguesa de Basquetebol por permitir a abertura de um processo no Conselho de Disciplina baseado em imagens apresentadas pelo Sporting de Braga para requerer a repetição do jogo do passado domingo que terminou com vitória do Illiabum por um ponto.

A formação bracarense alega que houve erro da mesa na ativação do cronómetro, mesmo no final da partida, e que considerou inválido um cesto no último segundo que daria vitória aos bracarenses.

O conselho de disciplina deu razão ao protesto e a federação agendou o novo jogo para este sábado, dia 10 de Fevereiro, às 21h15, na Arena de Braga.

A comissão administrativa diz que tal é “absolutamente inaceitável” e que o Braga e a Federação estão levar o basquetebol para o terreno do futebol em que os clubes grandes dominam a modalidade.

O clube de Ílhavo fala em “perplexidade” e “profunda tristeza” perante a decisão tomadas pela FPB e assume “desagrado” por ver o SC Braga “desvalorizar a história exemplar, o esforço e trabalho do Illiabum Clube”.

Para o clube de Ílhavo erros acontecem em jogo e que o basquetebol, como qualquer desporto profissional, “envolve a aceitação do erro”.

“A verdadeira razão para a vitória do Illiabum Clube não reside na atuação da equipa de arbitragem, mas sim na superioridade da equipa Ilhavense ao longo de todo o jogo”.

Fala em recurso a “meios técnicos” de “credibilidade duvidosa, não homologados pela FPB” e que podem ser manipulados para tentar obter uma decisão do Conselho de Disciplina favorável aos seus interesses.

A Proliga não dispõe de Instant Replay System e o clube diz que é como se no futebol onde não é utilizado o VAR uma equipa pudesse reclamar um jogo por pretenso fora de jogo, ou uma expulsão que ficou por ordenar.

O clube de Ílhavo promete dar luta em sede do recurso e admite mesmo ir ao Tribunal Arbitral do Desporto.

Para o Illiabum esta é uma falta de respeito pelos 80 anos dedicados à modalidade e uma cedência aos “novos emblemas” do basquetebol.

“É lamentável observar como a FPB parece ceder diante da influência de um clube sem a história do Illiabum mas, aparentemente, com maior poderio financeiro e maiores ambições para o futuro próximo, algo que não tem precedentes no passado recente”.

Entende que a FPB passa por cima do relatório da equipa de arbitragem e abre caminho à utilização de “imagens de má qualidade, de origem dúbia e sem selo de qualidade da FPB” deixando que o “poderio monetário prevaleça sobre o desempenho desportivo”.

Em nota publicada nos meios oficiais, o Illiabum afirma que aceitar a repetição deste jogo é “abrir um grave precedente na modalidade”.

“Que permitirá que todos os clubes se sintam capazes de impugnar toda e qualquer decisão tomada pela equipa de arbitragem, independentemente das regras e da credibilidade técnica dos recursos que utilizem”.

 

Foto: SCB