Projeto 'VR2Market' está aí para ajudar os Bombeiros nas frentes de combate a incêndios.

2017-09-01 16:14

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A equipa do 'Inesctec' que desenvolve, com o apoio dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha, um sistema inovador de monitorização em tempo real de operacionais, "de primeira resposta", procura investidores para desenvolver o projecto. Vai seguir para os Estados Unidos da América, à procura de investidores para comercializar os produtos. É uma tecnologia que está a ser testada pelos Bombeiros de Albergaria e que permite monitorizar sinais vitais e dados sobre a "envolvente" em situações de pressão. Permite monitorizar sinais vitais, níveis de stress e fadiga, avançar dados de fatores ambientais como a temperatura ou fumos a que estão expostos e informações sobre localização em cenários de crise. Duarte Dias da equipa do 'Inestec', falam de mecanismos que garantem informação que pode ser decisiva para gerir o esforço e as estratégias de intervenção em cenários de crise. (com áudio)

O Comandante dos Bombeiros de Albergaria defende que "há vantagens neste tipo de tecnologia". O projeto 'VR2Market' junta várias Universidades nacionais e uma dos EUA.

José Valente diz que em cenário de incêndio pode ser útil. "Em situações de emergência só o 'stress' faz elevar o ritmo cardíaco, imagine o resto! Fisicamente todos os operacionais sofrem. Ter uma imagem do que lhes está a acontecer, em tempo real, é importante para os salvar, se necessário. A inovação é sempre bem vinda porque permite uma intervenção mais eficiente", referiu na Terra Nova.