Projeto de Sever do Vouga promove o património concelhio junto dos jovens.

2018-11-12 12:34

Categoria: 

Concelho: 

O projeto de design de inovação social “Maneiras de Sever” participa no XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em Cascais, que decorre entre os dias 13 e 16 de novembro.

A organização do projeto foi convidada a partilhar a sua experiência enquanto exemplo educativo e pedagógico para motivar os jovens estudantes a dar a conhecer o concelho de Sever do Vouga à sociedade, através de produções artísticas e trabalhos inéditos, que são expostos em cada edição.

“Este projeto pretende criar um sentimento de pertença e de gosto dos jovens pela sua terra, e esse trabalho deve ser iniciado com os mais novos, para que, quando forem adultos, se tornem, também, nos principais embaixadores da sua terra”, salienta Edite Matos, presidente do Conselho de Administração da Fundação Mão Amiga.

“Esta é uma forma criativa de mostrarmos aos nossos jovens a riqueza cultural e a história da nossa terra, e evidenciar as potencialidades e qualidade de vida que o concelho lhes pode oferecer”.

Um dos temas principais do “Maneiras de Sever” da terceira edição realizada este ano em março foi a problemática da desertificação e fixação dos jovens em Sever do Vouga, discutido por várias entidades locais do município.

O aumento da emigração, a baixa natalidade, a migração interna de jovens para as cidades, as fracas acessibilidades rodoviárias, a diminuta oferta imobiliária e o encerramento de serviços públicos, são algumas das principais lacunas verificadas no concelho.

A terceira edição deste desafio contou com 658 produções feitas em Sever do Vouga, que ilustram de forma artística e inovadora um concelho com história.

A exposição dos trabalhos foi organizada pela Fundação de Edite Costa Matos e pela Planet Fusion Studio, com o apoio do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal de Sever do Vouga.

“Maneiras de Sever” iniciou-se em 2011, em resultado da parceria entre a Universidade de Aveiro e a Fundação Mão Amiga, sendo já um parceiro das Academias Gulbenkian do Conhecimento. Sedeada em Sever do Vouga, esta fundação nasceu em 2009 e tem como objetivo apoiar qualquer pessoa ou instituição, a nível nacional, em diferentes âmbitos de intervenção.

O XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras tem como mote “Cidade, pertença das pessoas”, e propõe um debate sobre a coesão social na cidade a partir das pessoas e do seu sentimento de pertença à cidade.