Principais clubes da região reconhecidos pela FPF na formação desportiva.

2021-06-01 16:42

Categoria: 

Concelho: 

Gafanha e Taboeira são entidades 4 estrelas na certificação de entidade formadora da FPF.

Os clubes manifestam satisfação pelas distinções.

Para o Gafanha é a retoma do "caminho de excelência" a merecer nota pública do clube. 

Na semana em que parte para eleições e com recandidatura assumida, Carlos Peleja, presidente do clube, diz que o caminho da recuperação segue firme.

“Foi um longo e árduo caminho que foi percorrido nestes últimos dois anos para reconquistarmos parte do que foi perdido. O nosso enorme agradecimento a todos quantos estiveram envolvidos neste projeto de retorno às nossas raízes enquanto Entidade Formadora. Fomos, Somos e Seremos sempre um Clube de Formação. Continuaremos neste caminho e com os objetivos bem definidos no que toca à evolução e formação dos nossos pequenos grandes atletas”.

Em Taboeira foi sublinhado o o reconhecimento ao clube que se dedica à formação pelas quatro estrelas.

“Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Desportiva de Taboeira é certificada como Entidade Formadora, pela Federação Portuguesa de Futebol, com 4 Estrelas.

O galardão é o reflexo do trabalho de um todo, de uma família, a família ADT. Há sentimentos que não se explicam”.

Em Cacia, o Estrela Azul garantiu o reconhecimento três estrelas com o cumprimento dos requisitos mínimos de acesso, bem como dos critérios obrigatórios respetivos.

O Nege também é entidade formadora 3 estrelas plus no futebol feminino e masculino.

Com o Reconhecimento da Federação Portuguesa de Futebol o clube da Gafanha da Encarnação dá mais um passo na sua evolução.

“Gratos a todos os que contribuíram para esta longa caminhada de 2 anos, desde o início do processo de certificação do NEGE, passando pela Certificação de Escola de Futebol de duas estrelas o ano passado, e atingindo agora o nosso objetivo final”.

No caso do Beira-Mar, o clube está ainda em processo de certificação à espera da conclusão do complexo desportivo.

O Sport Clube Beira-Mar regista, “com orgulho”, a avaliação de excelência sublinhada no relatório da Unidade de Certificação da FPF em oito dos nove critérios mas ainda sem certificação.

Planeamento Estratégico, Estrutura Organizacional e Manual de Acolhimento e Boas Práticas, Recrutamento e Angariação, Formação Desportiva, Acompanhamento Médico-Desportivo, Acompanhamento Escolar, Pessoal e Social, Recursos Humanos e Produtividade merecem nota positiva.

Dessa avaliação resulta, apenas, o não cumprimento de alguns subcritérios relativos ao critério das Instalações e Logística, lacuna que será colmatada com o novo Complexo de Campos de Futebol, junto ao Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte.

A classificação ficará garantida logo que o complexo esteja operacional o que se perspetiva para o arranque da próxima temporada.

O clube espera que a motivação esteja presente no decorrer da nova época.

“Fruto do trabalho que tem sido desenvolvido e com a mudança para as novas instalações no futuro próximo, a Academia de Futebol do Sport Clube Beira-Mar vai obter a desejada certificação e, estamos certos, com classificação de excelência”.

A Academia de Futebol integra atualmente 360 atletas distribuídos por 20 equipas em competição e um corpo técnico de cerca de meia centena de elementos.

“Estes números refletem a aposta que o Sport Clube Beira-Mar está a desenvolver no Futebol de Formação e que é estratégica e essencial para o futuro. Como temos sublinhado, este é o caminho”.