Oliveira do Bairro: Município presente no 1.º Festival de Espantalhos de Portugal.

2018-07-17 13:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

“Alegria Oliveirense” é o nome da criação de Maria Fernanda Moreira de Oliveira, que a autarquia de Oliveira do Bairro enviou em representação do Município.

A “espantalhinha” como lhe chama a sua criadora, arquiteta de profissão, tem 1,80m e é “emblemática e risonha”, tendo como características “a alegria e o otimismo, como se algo de bom quisesse transmitir”, refere Maria Fernanda Moreira de Oliveira.

A construção da “Alegria Oliveirense”, que contou com o apoio de Hugo Campos na montagem da estrutura, também ele colaborador da autarquia, passou pela reutilização de materiais antigos e em desuso.

A estrutura interior foi construída aproveitando material de desperdiço existente no parque de manutenção da Câmara Municipal. A roupa foi trabalhada sobre uma base de saco, sobre a qual estão representadas as quatro freguesias, com os respetivos brasões, revelando assim o mapa do Concelho de Oliveira do Bairro.

O 1.º Festival de Espantalhos de Portugal é promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis em colaboração com Conceição Ferreira, impulsionadora da causa dos espantalhos, e conta com várias iniciativas paralelas, que passam por uma mostra de espantalhos, espalhados por todo o Concelho, espetáculos musicais e arte urbana, entre outros.

Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, explicou que esta participação nasceu de um convite feito pelo Município de Oliveira de Azeméis.

“É deste intercâmbio de ideias e através da nossa presença e contributo, nos eventos de outros Municípios, que conseguiremos potenciar não só a atratividade da Região mas também do nosso Concelho, dando-o a conhecer fora de portas e estabelecendo parcerias que, a breve prazo, nos podem ajudem a melhorar as nossas próprias iniciativas”.