Nova pista pronta para o Mundial Universitário de Corta-Mato.

2022-02-24 08:45

Categoria: 

Concelho: 

Contagem decrescente para o mundial de corta-mato universitário no campus da UA.

O Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato realiza-se na Universidade de Aveiro (UA), a 12 de março, num novo circuito no Campus de Santiago, desenhado para a prática de corta-mato e que permitiu a reabilitação de uma área, potenciando a prática de desporto, atividade física e lazer.

A construção deste circuito permitiu a reabilitação duma área degradada do Campus, a ampliação significativa da área ao ar livre para a prática do desporto informal, atividade física e lazer por parte da Comunidade Universitária, da população em geral, e a aproximação da Universidade à Ria de Aveiro’, assinala o Pró-reitor da UA, Manuel Senos Matias.

O Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato é uma prova da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), pela Associação Académica (AAUAv), pela Universidade de Aveiro (UA) e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

A competição vai trazer à Universidade cerca de duas centenas de participantes que competirão nas provas feminina, masculina e estafeta mista.

Esta será a primeira prova internacional, de âmbito universitário, realizada pós-pandemia em Portugal e a primeira, de âmbito mundial, realizada em Aveiro.

Portugal recebeu, em 1996, o Mundial Universitário de Corta-Mato no Algarve (Açoteias), primeiro evento internacional organizado pela FADU, e a prova na UA será o 14º Campeonato Mundial Universitário realizado em Portugal e o 40º evento internacional organizado pela Federação Académica do Desporto Universitário.

São doze os estudantes-atletas portugueses selecionados para a prova.

Do Politécnico do Porto, Instituição de Ensino Superior com maior número de atletas na convocatória, foram selecionados Lia Lemos (individual), Rafael Lopes (individual) e Pedro Amaro (estafeta).

Do ISCTE vêm Afonso Simão e Ricardo Ferreira que estão inscritos na prova individual, tendo o segundo participado na última edição das Universíadas, agora designadas de Jogos Mundiais Universitários.

Cátia Pereira, do Politécnico de Leiria, Duarte Gomes, da Universidade Lusófona, Sara Duarte, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, e Laura Taborda, da Eastern Kentucky University, também integram a convocatória nas provas individuais.

A João Amaro e Rita Figueiredo, ambos da Universidade do Porto, juntam-se Mariana Machado, da Universidade do Minho, e Pedro Amaro, para formarem a equipa que competirá na estafeta mista.

Duarte Santos (Politécnico de Leiria), Margarida Silva (Universidade Nova de Lisboa), Mónica Silva (Instituto de Estudos Superiores de Fafe) e Samuel Rios (Politécnico do Porto) integram a lista de suplentes da convocatória.

 

 

Texto e foto: UA