Natação: Diogo Carvalho despede-se da alta competição.

2021-11-29 14:41

Categoria: 

Concelho: 

A Federação Portuguesa de Natação distingue Diogo Carvalho pela carreira desportiva.

O atleta do Clube dos Galitos coloca, aos 33 anos, ponto final na carreira de nadador de competição.

Despediu-se, este fim de semana, no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores em Piscina Curta.

A FPB diz tratar-se de um dos “nomes incontornáveis na disciplina de Natação Pura”.

O seu percurso competitivo teve início na época 2000/2001 no Campeonato Nacional de Infantis.

Durante 20 anos, o nadador do Galitos/Bresimar tornou-se a ser o mais internacional de sempre, representando Portugal em 85 ocasiões.

Em 2013 e 2015, Diogo Carvalho trouxe para casa a medalha de bronze na prova de 200m Estilos nos Europeus de Piscina Curta.

Além da participação em três Jogos Olímpicos (Pequim 2008; Londres 2012 e Rio 2016), esteve ainda presente em 16 Campeonatos da Europa (10 em Piscina Curta e 6 em Piscina Longa) e em 12 Campeonatos do Mundo (6 em Piscina Curta e 6 em Piscina Longa).

Ao longo de duas décadas conquistou 78 títulos de Campeão Nacional e bateu 127 recordes nacionais (101 em provas individuais e 26 em provas de Estafetas).

Antes do arranque da última sessão do Campeonato Nacional de Juniores e Seniores em Piscina Curta, a FPN fez questão de enaltecer o percurso de Diogo Carvalho, naquela que será a sua última participação em provas oficiais.

O Presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva afirma que esta é “uma singela e muito sentida homenagem a um dos maiores nomes da natação portuguesa e a quem tanto fez em prol da modalidade, nos mais variados palcos internacionais onde competiu”.

Nesta fase final da carreira, Diogo Carvalho não escondeu desagrado pela forma como foi tratado pela Federação e queixou-se de falta de transparência quanto aos critérios de apuramento de representações nacionais para provas internacionais.