Natação: Diogo Carvalho despede-se com duas medalhas de prata.

2021-11-30 09:02

Categoria: 

Concelho: 

O melhor nadador português despede-se da alta competição e foi nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores de Piscina Curta que o atleta olímpico assumiu o ponto final numa carreira de mais de 20 anos.

Diogo Carvalho foi homenageado pela Federação Portuguesa de Natação e também por uma comissão de atletas de vários clubes nacionais numa cerimónia emotiva e aplaudida de pé por largos minutos pelos atletas e público presente na prova.

Para muitos, em particular pessoas ligadas à natação nacional, Digo Carvalho é o “melhor nadador de sempre da história da modalidade portuguesa”.

Conseguiu 3 Presenças em Jogos Olímpicos; 12 Presenças em Campeonatos do Mundo; 16 Presenças em Campeonatos da Europa; 2 Medalhas de Bronze em Campeonatos da Europa; 85 internacionalizações ao serviço da Seleção; 78 Títulos de Campeão Nacional e 127 Recordes nacionais.

O Clube dos Galitos faz reconhecimento público do muito dado ao clube e à modalidade.

“Ao Diogo queremos, além de agradecer todas as conquistas e alegrias que nos deu, a mudança de mentalidade e do paradigma da natação do Galitos e o enaltecer do nome do clube da cidade e do país”, disse o presidente António Granjeia.

A comitiva do Galitos, liderada tecnicamente por Élio Terrível e Nuno Pascoal, inspirou-se no nadador Olímpico e conseguiu uma das melhores representações de sempre.

Conseguiu 3 recordes nacionais; 22 recordes regionais; 11 recordes absolutos do clube; 39 recordes pessoais; 14 medalhas de Ouro; 9 de Prata; 4 de Bronze e esteve em 36 Fina.

Em Juniores o Galitos/Bresimar foi a equipa com mais títulos nacionais (14) deixando o segundo mais medalhado, o Sporting (7) a longa distância.

Em seniores a equipa de Aveiro foi ultrapassada apenas pelo Sporting (19) e superiorizando-se a 81 clubes.

Salientam-se os novos recordes nacionais juniores aos 100m Estilos (1:02.10) e 100m livres (55.54) por Carolina Fernandes sendo que este último ajudou a estafeta aveirense dos 4x100m livres (Carolina Fernandes/Maria Carolina Almeida/Miriam Soares/Lara Vasconcelos) a retirar mais de 2 segundos ao anterior máximo nacional.

João Antunes, Tiago Pereira, Diogo Silva, Pedro Jesus e Bernardo Tavares entram na lista de campeões juniores.

Carolina Fernandes (6 Títulos individuais + 4 Títulos estafetas + 1 Medalha de Prata); Maria Carolina Almeida (1 Título individual + 4 Títulos estafetas + 3 Medalhas de Prata); Lara Vasconcelos (4 Títulos estafetas + 2 Medalhas de Bronze); Miriam Soares (4 Títulos estafetas); Diogo Silva (3 Títulos estafetas + 1 Medalha de Prata + 2 Medalhas de Bronze); Bernardo Tavares (3 Títulos + 1 Medalha de Prata); Pedro Jesus (3 Títulos); João Antunes – 2 Títulos); Tiago Pereira (1 Título) e Diogo Carvalho (2 Medalhas de Prata).