Liga Census oficializada pela FPF em Estarreja.

2018-05-07 17:05

Categoria: 

Concelho: 

Foi assinado na passada sexta-feira um protocolo de colaboração com vista a homologar a Liga Census, da Associação Desportiva Arsenal de Canelas. Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, marcou presença na cerimónia.

O acordo oficializa a Liga Census, um competição sénior de futsal, composta por onze clubes e cerca de 140 praticantes, organizada pela Associação Desportiva Arsenal de Canelas (ADAC). As provas locais passarão a integrar-se no seio das competições da AFA (Associação de Futebol de Aveiro) e da FPF (Federação Portuguesa de Futebol), merecendo a homologação prévia da FPF. O protocolo celebrado entre o Município de Estarreja, a AFA, a FPF e a ADAC tem como objetivo reforçar a segurança e organização dos atletas nesta competição.

Arménio Pinho, Presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), agradece o apoio das autarquias ao desporto, nomeadamente de Estarreja, e refere que a Liga Census continuará a decorrer sob a gestão da Associação Desportiva de Canelas, ADAC, sendo que passará a contar com o apoio da AFA: “O vencedor da Liga irá integrar a primeira eliminatória da Taça de Aveiro e passaremos a ceder até 3 duplas de árbitros por jornada”. “Este é um ponto de partida, sendo que temos como objetivo fomentar e dinamizar a prática de futebol, futsal e futebol de praia na região”, acrescenta.

O Presidente da FPF, Fernando Gomes, assume a responsabilidade que a Federação deve ter não só nas competições profissionais, mas também naquelas de cariz recreativo. “Há cerca de 400 mil praticantes em Portugal e temos também de seguir estes atletas”. “Os requisitos mínimos têm de ser cumpridos para o bem do desporto e da segurança dos atletas. Com este protocolo, os atletas passam a ser obrigados a efectuar um exame médico e seguro de acidentes desportivos para salvaguardar qualquer eventualidade”, acrescenta.

Fernando Gomes rematou elogiando a autarquia de Estarreja, apelidando-a como um exemplo: “O caso de Estarreja é paradigmático, pelo apoio que dá, não só ao futebol, mas às mais diversas modalidades que aqui se praticam.”

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja aproveitou a ocasião para frisar a aposta que o Município tem feito no desporto, nos últimos anos: “Atualmente são praticadas mais de 20 modalidades no concelho, e no que a investimento municipal no desporto diz respeito, a Câmara investe mais de 40€ per capita por ano, o que significa praticamente o dobro da média nacional”.