Judocas aveirenses fora do pódio no Mundial de Veteranos.

2017-10-06 09:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Alexandre Vieira (SCBM) e António Costa (AAUAv) participaram no Campeonato do Mundo de Veteranos que decorreu entre 38 de Setembro e 4 de Outubro em Olbia, Sardenha, Itália. Esta prova, a mais importante para o escalão de veteranos, contou com mais de meio milhar de participantes.

Aveiro esteve representada por duas das suas maiores figuras da modalidade. Alexandre Vieira, atleta e técnico do Beira-Mar, procurava melhorar o seu resultado dos últimos 3 anos, onde tinha sempre subido ao pódio e conquistado a medalha de prata.

António Costa, técnico da AAUAv, procurava melhorar o seu resultado de Málaga 2014, onde tinha conquistado o 9º lugar final.

Alexandre Vieira foi relegado para as repescagens, depois do combate contra um dos atletas mais fortes da prova e que se viria a consagrar como Campeão Mundial. O aveirense viu a sua “cruzada” ser travada por um atleta de leste, que o colocou fora das medalhas, no sétimo lugar final na categoria M3 -90Kg.

António Costa, que tinha por objetivo melhorar o seu resultado da única participação que teve nesta prova já teve um sorteio muito mais favorável. Arredado da caminhada para a final por um atleta da casa, com mais de 20Kg de diferença do Aveirense, procurou chegar o mais longe possível na repescagem, mas um atleta da Rússia, num combate equilibrado nos primeiros minutos, afastou-o da possibilidade de lugar pela medalha de bronze na categoria M2 +100Kg.

No final os atletas estavam satisfeitos com a sua prestação. “Queríamos mais, é verdade. Vimos sempre com a certeza que podemos chegar às medalhas. Neste campeonato não deu, mas foram uns excelentes dias de prova”, referiu António Costa.

Alexandre Vieira referia que “o resultado de ambos pode não ter sido o desejado. Não sabemos entrar para perder, mas os sorteios e a qualidade da prova que tem sido cada vez maior, não nos permitiu fazer melhor. Temos a certeza que honramos a bandeira dos nossos clubes, da nossa cidade e de Portugal. Demos tudo o que tínhamos para dar, fizemos o melhor possível, e estamos orgulhosos disso. Agora é continuar a trabalhar”.