Judo - Mundial de Veteranos: Bianca Sousa conquista título de melhor do mundo.

2021-10-25 15:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Decorreu em Lisboa, na Cidade Universitária, o Campeonato do Mundo de Judo para o escalão de veteranos. Destinado a atletas com mais de trinta anos, "esta prova tem os atletas subdivididos por escalões de 5 anos e pelas categorias de peso utilizadas no escalão sénior".

Este ano a prova, com muitos constrangimentos por causa da pandemia, decorreu entre os dias 21 e 24 de Outubro e contou com cerca de quatro centenas de atletas de todo o mundo.

Aveiro fez-se representar por 6 atletas, distribuídos por 3 escalões, masculinos e um feminino.

Para Aveiro "vieram 3 medalhas e 3 diplomas".

O destaque da prova vai para o sector feminino, onde a única representante de Aveiro arrecadou o título Mundial. Bianca Sousa, do '4Judo Project', conquistou o lugar mais alto do pódio e consequente título Mundial, no escalão etário F3 (40-45 ano) na categoria de -52kg.

Mas desde o primeiro dia de prova que as cores de Aveiro "cintilaram alto" em Lisboa. Irahy Tedesco (4Judo Project) no escalão M9 -81Kg, que representa as cores do Brasil, subiu também ao lugar mais alto do pódio e conquistou, para a canarinha, o título Mundial.

No mesmo escalão e categoria o atleta do Sport Clube Beira-Mar, César Ramos, arrecadou o terceiro lugar final e consequente medalha de bronze.

No dia 23 entraram em prova mais dois Aveirenses.

Alexandre Vieira (SC Beira-Mar), escalão M4, subiu de categoria de peso e disputou os -100Kg. Numa categoria nova, onde as diferenças de força, potência e velocidade são muito distintas da que habitualmente disputa, o aveirense não conseguiu levar a melhor na disputada do Bronze, ficando-se pelo 5.º lugar final.

No mesmo escalão, mas na categoria de -73Kg o representante aveirense foi José Lourenço (4Judo Project), arrecadou o 7º lugar final.

No último dia, foi altura de António da Costa (CJIPPON) subir ao tapete no escalão M2 (35-39anos). "O atleta, que nos habituou a disputas na categoria de +100Kg, fez uma descida de 3 categoria de peso e disputou o Campeonato do Mundo nos -81Kg. Numa categoria que não tem semelhança com a que anteriormente disputava, o aveirense caminhou vitorioso até à meia-final, onde averbou a primeira derrota. Na disputada da medalha de bronze, não conseguiu levar a melhor sobre o seu adversário", ficando-se pelo 5.º lugar final.