Judo aveirense em prova no nacional de juniores e veteranos.

2017-03-06 12:25

Categoria: 

Concelho: 

Coimbra acolheu, no passado sábado, o Campeonato Nacional de Judo para o escalão Júnior e a AAUAv esteve representada por dois atletas.

Na prova rainha para este escalão etário, que apura o campeão nacional, foram muitos os atletas a procurar a medalha dourada. A AAUAv esteve representada por Pedro Ildefonso, na categoria de -73Kg, e Emanuel Martins (atleta que defende as cores do Sabugal), na categoria de -55Kg.

Numa prova que se avizinhava bastante complicada, Pedro Ildefonso não foi além do 1º combate. Contra um atleta que realizou uma boa prova, o aveirense não conseguiu impor o seu Judo, e acabou afastado da corrida à medalha. Como o seu adversário não seguiu invicto até à meia-final, o atleta da AAUAv ficou afastado da prova de forma irremediável.

Já Emanuel Martins, atleta que treina na AAUAv mas que ainda se encontra inscrito pelo clube da sua terra natal, o Sabugal, venceu o primeiro combate de forma categórica, mas acabou vergado no segundo combate, contra um dos medalhados deste campeonato, ficando assim afastado da prova.

“Os atletas estiveram bem. Deram o melhor deles, e isso para nós, na AAUAv é o mais importante. O Pedro denotou falta de treino e controle do combate. Não podemos exigir resultados se os atletas não aparecem nos treinos. Eles fazem escolhas, e nós fazemos o melhor com as escolhas deles. Já o Emanuel venceu o primeiro combate, mas no segundo uma distração atirou-o para fora da luta pelo título. Ao contrário do Pedro, o Emanuel ainda tem mais um ano de Júnior, mas vai ter que subir de categoria de peso, aos -60Kg, porque já foi complicado perder peso para esta prova. Agora é voltar aos treinos, e manter o foco no Campeonato Nacional Universitário” referiu António Costa que acompanhou os atletas na prova.

Coimbra recebeu também o Campeonato Nacional de Veteranos. Sérgio Cunha, que defendia o título alcançado no ano anterior, viu a sua categoria mais concorrida e perdeu o primeiro combate. Ainda foi à repescagem e tentou o bronze mas acabou por perder. No final, o 5º lugar foi considerado um prémio merecido para a prova realizada.

Já António Costa (na foto), Treinador da AAUAv e atleta do SC Vianense, alcançou o feito histórico na modalidade em Aveiro, ao conquistar o “Tetra”. Com triunfos em 2014, 2015 e 2016 na categoria M1+90Kg, era o seu primeiro ano na categoria M2+90Kg.

Numa prova em que foi claramente superior aos seus adversários, o título alcançado engrandece mais o curriculum deste atleta.

“O meu objetivo era fazer o “Tetra”. Sabia que não ia ser fácil, mas ia dar tudo no tapete para o conseguir. Julgo ser o primeiro atleta em Aveiro a ter 4 título consecutivos. Mudei de M1 para M2, pois cumpri 35 anos em Janeiro, e esta é uma forma boa de iniciar um “novo” escalão dentro dos veteranos. É muito bom fazer estas provas, dá-nos sempre um ânimo enorme. Agora é começar a pensar no Mundial de Veteranos, que está definido que vou disputar, para ver o que lá se consegue fazer.”