Judo: Atleta Paralímpico fala da sua experiência em escolas da região.

2022-12-04 12:28

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Vieira, primeiro judoca português a participar nos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro 2016, vai estar presente em Aveiro para participar num Mega Treino, esta segunda-feira, pelas 18h30.

O atleta vai participar numa ação no Agrupamento de Escolas Soares de Bastos (Oliveira de Azeméis), e durante a tarde na Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar), onde vai abordar o seu percurso enquanto atleta invisual, o seu percurso académico e o seu percurso pessoal antes e depois da cegueira.

Temas como os desafios motivacionais para se manter e desenvolver no desporto com ética, como é ser judoca paraolímpico em Portugal, métodos para criar, desenvolver e fomentar inclusão e acessibilidade no desporto ou apresentação prática das principais técnicas de judo, vão ser abordados durante a manhã, junto dos alunos dos vários estabelecimentos de ensino.

Ao final do dia, o Dojo do Sport Clube Beira-Mar, situado no Estádio Municipal de Aveiro, vai ser palco de um Mega Treino para pequenos e graúdos que queiram aprender com este atleta paralímpico.

Com o objetivo de partilhar a vivencia, experiência e algumas dificuldades do que é viver com a visão, Miguel Vieira vai interagir com todos os presentes, tendo todos a oportunidade de recolher uma recordação fotográfica ou mesmo um autografo deste grande campeão.

Também grande estrela deste Mega Treino será, de certeza, o seu fiel acompanhante “Cocas”, que vai demonstrar o que é ser um cão guia, e vão todos poder aprender como se comportar perante um cão guia quando com eles nos cruzamos na rua.

Esta iniciativa da Associação Distrital de Judo de Aveiro, é a primeira da nova direção, que aposta na diversificação da prática da modalidade, muito para além da competição.