Judo: Arada recebeu prova de arranque da época.

2023-01-18 14:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O pavilhão de Arada, em Ovar, foi o palco escolhido pela Associação Distrital de Judo de Aveiro, para o arranque da época.

Em parceria com o clube Associação Desportiva e Cultural da Escola Secundária José Macedo Fragateiro foram realizadas 3 provas nos dias 14 e 15 de janeiro de 2023.

Logo pela manhã, num evento destinado a atletas do distrito de Aveiro com idades entre os 3 e os 12 anos, teve lugar a 1ª fase do Torneio Moliceiro 2023.

Esta é uma prova já característica do calendário da ADJA, dividida em 6 fases.

Esta primeira fase, que ditou o inicio deste circuito, contou com mais de meia centena de atletas.

Divertida, com muito espirito de companheirismo entre atletas, treinadores e nas bancadas, foi um evento que correu da melhor maneira que se podia esperar. “A prova correu muito bem, apesar de alguns dos nossos filiados ainda não terem marcado presença nesta primeira fase. Certamente nas próximas vamos ter mais gente no tapete e mais clubes envolvidos”, referiu um dos responsáveis da ADJDA.

Durante a tarde de dia 14 foi a vez dos atletas dos 15 aos 17 anos participarem no seu Campeonato Zonal.

Uma prova com a participação de atletas de toda a zona norte, com cerca de uma centena de participantes, marcou o arranque do calendário zonal.

No que toca a resultados, destaque para os medalhados de Aveiro:

Campeões Zonais: Núria Silva (4Judo) -57Kg; Rodrigo Santos (4Judo) -55Kg; Guilherme Tavares (4Judo) -60Kg; Leonardo Pata (4Judo) -66Kg; Vitor Antunes (4Judo) -81Kg

Medalhas de Prata: Iara Henriques (4Judo) -52Kg; Luís Cruz (4Judo) -60Kg;

Medalhas de Bronze: Rita Sá (4Judo) -52Kg; Érica Silva (ACREMA) +70Kg; Diogo Moreira (4Judo) -50Kg;

5º Classificados: Guilherme Cunha (ARCBarroca) -55Kg;

 

Ao segundo dia, realizou-se uma prova para atletas de 13 e 14 anos, aberta a nível nacional com atletas de Lisboa, Setúbal e Santarém.

Mais de meia centena os atletas evoluiram no tatami em Arada.

Destaque para os resultados de atletas da Associação de Judo de Aveiro.

Medalha de Ouro: Carolina Franco (4Judo) -44Kg; Luana Figueiras (4Judo) -57Kg; Carlos Vicente (4Judo) -46Kg; Vasco Marques (4Judo) -50Kg

Medalha de Prata: Vasco Pires (ARCBarroca) -50Kg; Ricardo Araújo (4Judo) -60Kg;

Medalha de Bronze: Mariana Ferreira (4Judo) -44Kg; Catarina Carvalhal (Beira-Mar) -48Kg; Lorena Gonçalves (4Judo) -70Kg; Sidnei Mariano (Fragateiro) -42Kg; Pedro Silva (4Judo) -55Kg;

 

O presidente da Associação de Judo fez balanço positivo ao evento.

“Decidimos investir na qualidade das nossa provas e eventos. Investimos mais de quatro mil euros em material, mas temos organizações de qualidade, com material de qualidade e que vai permitir elevar o nível organizativo. Vamos ter eventos para todos os escalões de competição, aumentando para mais do dobro do que eram as organizações anuais da ADJA. Esta é a nossa filosofia. Fazer provas, com qualidade, para que os nossos atletas possam competir em casa, os nossos árbitros possam arbitrar e evoluir, e os nossos elementos para marcadores e secretariado também evoluam. Só assim podemos ter um Judo de qualidade”, referiu o dirigente associativo.

Os próximos eventos já estão agendados para os dias 4 e 5 de março e vão decorrer no Pavilhão do Beira-Ria, com um Open de Séniores e mais uma fase do Torneio Moliceiro.